26/03/2015 Semasa realiza Conferência Municipal sobre a Política de Educação Ambiental neste sábado (28)

Santo André, 26 de março de 2015 – Com o objetivo de debater de modo aprofundado a proposta da lei da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) e construir a política de forma participativa, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André realizam no próximo sábado a Conferência Municipal sobre a PMEA. O encontro acontecerá a partir das 8h no anfiteatro David Uip, localizado na Faculdade de Medicina do ABC.

A Conferência tem o intuito de reunir membros do governo e a sociedade civil para discutir as prioridades da nova lei. Durante a conferência, serão organizados grupos temáticos que apresentarão seus resultados a uma grande plenária para serem apreciados e, posteriormente, encaminhados para deliberação. Os grupos temáticos serão assim subdivididos:

– Princípios e Objetivos da Educação Ambiental

– Diretrizes e Competências e Programa Municipal de Educação Ambiental

– Educação Ambiental no Ensino Formal

– Educação Ambiental no Ensino Não Formal

– Gestão da Política de Educação Ambiental

Além dos grupos de discussão, serão escolhidos dez representantes da sociedade civil, presentes na Conferência, para compor uma Comissão de Sistematização desta lei.

Consulta pública – O Semasa lançou na semana passada um hotsite com todas as informações sobre o processo de consulta pública do projeto de lei da PMEA. Todos os moradores de Santo André maiores de idade podem apresentar emendas para o texto. O acesso deve ser feito no endereço www.semasa.sp.gov.br/educambiental.

O processo tem três fases. A etapa informativa já está encerrada e consistiu em uma série de reuniões com a sociedade civil, dividida entre grupos de interesse, como movimentos sociais, profissionais de Saúde e de Educação e moradores de mananciais. Esta fase preparou para a próxima, consultiva, na qual toda a sociedade pode apresentar emendas ao texto já existente.

As emendas podem ser de três naturezas: a sugestão de um novo item ou parágrafo, a supressão de um trecho ou a alteração de termos, expressões, frases ou parágrafos do texto. A participação será possível até o dia 15 de abril. Todas as emendas serão analisadas para a redação final do projeto de lei.

A última fase será deliberativa. A comissão de representantes selecionados na Conferência será formada para analisar e debater o projeto de lei e as emendas apresentadas pelos cidadãos. O texto então será apresentado aos conselhos municipais de Santo André para depois ser entregue à Câmara Municipal. Quando transformado em lei, vai nortear a política de Educação Ambiental da cidade.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...