26/03/2015 Semasa interdita cinco imóveis no Bangu por risco de explosão

Santo André, 26 de março de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), através da Defesa Civil, interditou na última terça-feira cinco imóveis vizinhos na rua dos Aliados, no Bangu, por causa do risco de explosão e de incêndio provocados pelo vazamento de gasolina para a rede de água pluvial. A suspeita é tratar-se de vazamento de um posto de combustíveis, que está entre os prédios interditados.

O vazamento de gasolina foi constatado pelo Corpo de Bombeiros, que acionou o Semasa no últmo dia 17. O proprietário de uma empresa de brindes, na rua dos Aliados, 36, foi quem primeiro percebeu o forte cheiro de gasolina no ralo de água pluvial do piso inferior do seu prédio. No local, o Semasa constatou que o vazamento provavelmente parte do Posto de Serviço 593 (rua dos Aliados, 2, esquina com rua Oratório), a cerca de 10 metros da empresa.

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), responsável pelo licenciamento ambiental de postos de combustíveis no Estado, foi acionada pelo Semasa no mesmo dia 17. A companhia estadual determinou que o proprietário do posto realizasse várias ações para solucionar o vazamento e eliminar o risco, mas as medidas foram cumpridas parcialmente.

No dia seguinte, a Cetesb voltou ao local e emitiu um “Auto de Inspeção”, sem indicar providências, que tenham chegado ao conhecimento do Semasa, para sanar os riscos de explosão, que poderia envolver diversos imóveis no entorno.

A Defesa Civil continuou a monitorar o local, mas na terça, dia 24, em nova vistoria com a presença de agentes da Cetesb, foi constatado que ainda havia produto químico (provavelmente gasolina) na rede pluvial, acentuada concentração de gases e risco de explosão no subsolo da empresa da Aliados, 36. O prédio foi imediatamente desocupado e o maquinário e a energia elétrica, desligados.

Como aparentemente o combustível percola pelo solo dos imóveis vizinhos, por medida preventiva, a Defesa Civil interditou totalmente o posto e os quatro imóveis vizinhos. Todos os prédios interditados ficam na rua dos Aliados, numerais 2, 18, 20, 36 (térreo e subsolo) e 36 (andar superior).

Hoje, a Cetesb foi novamente acionada pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, que pede informações e orientações para subsidiar a autarquia sobre as providências adotadas e o andamento do caso.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...