26/03/2015 Semasa interdita cinco imóveis no Bangu por risco de explosão

Santo André, 26 de março de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), através da Defesa Civil, interditou na última terça-feira cinco imóveis vizinhos na rua dos Aliados, no Bangu, por causa do risco de explosão e de incêndio provocados pelo vazamento de gasolina para a rede de água pluvial. A suspeita é tratar-se de vazamento de um posto de combustíveis, que está entre os prédios interditados.

O vazamento de gasolina foi constatado pelo Corpo de Bombeiros, que acionou o Semasa no últmo dia 17. O proprietário de uma empresa de brindes, na rua dos Aliados, 36, foi quem primeiro percebeu o forte cheiro de gasolina no ralo de água pluvial do piso inferior do seu prédio. No local, o Semasa constatou que o vazamento provavelmente parte do Posto de Serviço 593 (rua dos Aliados, 2, esquina com rua Oratório), a cerca de 10 metros da empresa.

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), responsável pelo licenciamento ambiental de postos de combustíveis no Estado, foi acionada pelo Semasa no mesmo dia 17. A companhia estadual determinou que o proprietário do posto realizasse várias ações para solucionar o vazamento e eliminar o risco, mas as medidas foram cumpridas parcialmente.

No dia seguinte, a Cetesb voltou ao local e emitiu um “Auto de Inspeção”, sem indicar providências, que tenham chegado ao conhecimento do Semasa, para sanar os riscos de explosão, que poderia envolver diversos imóveis no entorno.

A Defesa Civil continuou a monitorar o local, mas na terça, dia 24, em nova vistoria com a presença de agentes da Cetesb, foi constatado que ainda havia produto químico (provavelmente gasolina) na rede pluvial, acentuada concentração de gases e risco de explosão no subsolo da empresa da Aliados, 36. O prédio foi imediatamente desocupado e o maquinário e a energia elétrica, desligados.

Como aparentemente o combustível percola pelo solo dos imóveis vizinhos, por medida preventiva, a Defesa Civil interditou totalmente o posto e os quatro imóveis vizinhos. Todos os prédios interditados ficam na rua dos Aliados, numerais 2, 18, 20, 36 (térreo e subsolo) e 36 (andar superior).

Hoje, a Cetesb foi novamente acionada pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, que pede informações e orientações para subsidiar a autarquia sobre as providências adotadas e o andamento do caso.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...