26/03/2015 Semasa interdita cinco imóveis no Bangu por risco de explosão

Santo André, 26 de março de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), através da Defesa Civil, interditou na última terça-feira cinco imóveis vizinhos na rua dos Aliados, no Bangu, por causa do risco de explosão e de incêndio provocados pelo vazamento de gasolina para a rede de água pluvial. A suspeita é tratar-se de vazamento de um posto de combustíveis, que está entre os prédios interditados.

O vazamento de gasolina foi constatado pelo Corpo de Bombeiros, que acionou o Semasa no últmo dia 17. O proprietário de uma empresa de brindes, na rua dos Aliados, 36, foi quem primeiro percebeu o forte cheiro de gasolina no ralo de água pluvial do piso inferior do seu prédio. No local, o Semasa constatou que o vazamento provavelmente parte do Posto de Serviço 593 (rua dos Aliados, 2, esquina com rua Oratório), a cerca de 10 metros da empresa.

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), responsável pelo licenciamento ambiental de postos de combustíveis no Estado, foi acionada pelo Semasa no mesmo dia 17. A companhia estadual determinou que o proprietário do posto realizasse várias ações para solucionar o vazamento e eliminar o risco, mas as medidas foram cumpridas parcialmente.

No dia seguinte, a Cetesb voltou ao local e emitiu um “Auto de Inspeção”, sem indicar providências, que tenham chegado ao conhecimento do Semasa, para sanar os riscos de explosão, que poderia envolver diversos imóveis no entorno.

A Defesa Civil continuou a monitorar o local, mas na terça, dia 24, em nova vistoria com a presença de agentes da Cetesb, foi constatado que ainda havia produto químico (provavelmente gasolina) na rede pluvial, acentuada concentração de gases e risco de explosão no subsolo da empresa da Aliados, 36. O prédio foi imediatamente desocupado e o maquinário e a energia elétrica, desligados.

Como aparentemente o combustível percola pelo solo dos imóveis vizinhos, por medida preventiva, a Defesa Civil interditou totalmente o posto e os quatro imóveis vizinhos. Todos os prédios interditados ficam na rua dos Aliados, numerais 2, 18, 20, 36 (térreo e subsolo) e 36 (andar superior).

Hoje, a Cetesb foi novamente acionada pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, que pede informações e orientações para subsidiar a autarquia sobre as providências adotadas e o andamento do caso.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...