20/03/2015 Semasa lança ferramenta de emissão de roteiros para licenciamento ambiental on-line

Santo André, 20 de março de 2015 – Com o objetivo de agilizar o processo para obtenção de licenciamento ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) trabalha para implementar um sistema totalmente on-line que possa simplificar as etapas e diminuir a burocracia. Nesta semana, a autarquia deu mais um passo. Já está disponível no site do Semasa a ferramenta para emissão on-line do Roteiro para Abertura de Processo Ambiental, que é a primeira etapa para solicitação do licenciamento.

Antes, o usuário interessado tinha de ir a um Posto de Atendimento solicitar o formulário, preencher e depois retornar ao Posto. Agora, basta fazer o preenchimento no próprio sistema e levar o documento impresso a um dos PAs para abertura do processo de licenciamento ambiental.

A ferramenta é de fácil utilização, mas em caso de dúvida, é possível baixar um manual com um tutorial de como usar o sistema. Ele está disponível na área de “Dúvidas Frequentes” e também na tela inicial do Sistema de Roteiro.

Em breve, novas ferramentas serão implementadas com o objetivo de melhorar continuamente o sistema e os procedimentos relativos ao licenciamento ambiental, garantindo ainda mais agilidade nos processos do Semasa.

Sobre o licenciamento – Em Santo André, o licenciamento ambiental municipal foi iniciado em 2002, estando a cargo do Semasa, por meio do seu Departamento de Gestão Ambiental (DGA), e também da Prefeitura de Santo André, por meio do seu Departamento de Meio Ambiente, na Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense.

O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecidos pela Lei Federal 6.938/81 (Política Nacional do Meio Ambiente). Com a publicação da Deliberação Consema Normativa 01/14, a qual delega aos municípios, independente de convênio específico, o licenciamento de atividades de impacto local, foi revista a legislação municipal através do Decreto Municipal 16.537/14.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...