17/03/2015 Semasa realiza palestra sobre qualidade de água na Billings no auditório da OAB

Santo André, 17 de março de 2015 – Para comemorar o Dia Mundial da Água e os 90 da Represa Billings, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de seu Centro de Referência, promoverá, no próximo dia 25/03, palestra sobre o tema “Qualidade das águas da Represa Billings para abastecimento humano”. O evento é gratuito e voltado para gestores públicos, técnicos da área ambiental, professores alunos e munícipes interessados. O objetivo é discutir a real qualidade das águas da represa, além da viabilidade do plano estadual que pretende utilizar o reservatório para reforço no abastecimento da capital paulista.

Para compor o evento foram convidados dois palestrantes. Marta Marcondes que é mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Atualmente ela é professora da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e do Centro Universitário Anhanguera. A pesquisadora coordena também o projeto “Índice de Poluentes Hídricos” e o programa “Educação e Saúde Integral em Comunidades”, ambos na USCS. É membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do SubComitê de Bacia Hidrográficas Billings-Tamanduateí.

Outro palestrante convidado a compor a mesa do debate é Carlos Fernando de Brito. Doutor em Ciência Química Analítica pelo IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares) da USP, Brito atua nas áreas de análise química instrumental, com ênfase em aplicação das técnicas cromatográficas e espectrometria de massas, na análise de elementos em diferentes tipos de matrizes, além de atuar também em química ambiental.

A mediação do debate será realizada pela professora Elizabeth Campos de Lima, que atua no Departamento de Química Estrutural da UFABC. Elizabeth possui doutorado em Química Analítica pela USP e pós-doutoramento pela USP e pelo Instituto de Medicinal Legal da Universidade de Verona, na Itália.

Sobre o Dia Mundial da Água e aniversário da Billings – O Dia Mundial da água foi ratificado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1993 como forma de destacar a importância do elemento natural para a vida humana. Em 2015 o tema definido pela Organização é “Água e Desenvolvimento Sustentável”.

Já o aniversário da Represa Billings é comemorado no dia 27 de março. A Billings recebeu este nome em homenagem ao engenheiro americano Asa White Kenney Billings, que trabalhou na antiga Light e foi um dos principais responsáveis pela idealização e realização do projeto da represa.

O Semasa preparou uma série de posts especiais que recontam a história do reservatório em sua página no Facebook. Confira em nosso Facebook.

SERVIÇO
Palestra “Qualidade das águas da Represa Billings”
Data: 25/03
Horário: 14h
Local: Auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Santo André
Endereço: Avenida Portugal, 233, Centro, Santo André
Vagas limitadas
Inscrições: pelo email creferencia@semasa.sp.gov.br
Gratuito

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....