26/02/2015 Semasa promove meditação com Monja Coen e palestra com Ondalva Serrano

Santo André, 26 de fevereiro de 2015 – “Mulher, um ser integral – Alimentação, Espiritualidade e Meio Ambiente”. Com essa temática, o Semasa promove duas atrações para o público em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A primeira delas, no dia 02/03, será a palestra com a engenheira agrônoma Ondalva Serrano, que discutirá o tema: “Ampliação da consciência humana para enfrentamento da problemática social e ambiental”. Já no dia 7/03, o Semasa organiza uma manhã de meditação com Monja Coen, no Parque Ipiranguinha (Antônio Fláquer).

Convidadas – Ondalva Serrano é sócia-fundadora da Associação de Agricultura Orgânica e professora aposentada da Esalq/USP. A doutora em agronomia também tem pós-doutorado em agronomia pela Institut Agronomique Mediterraneen, do ‘Centre International de Hautes Études Agronomiques de Montpellier’, da França. Foi diretora de agricultura e abastecimento na Prefeitura da Estância Turística de São Roque, tendo gerenciado o programa de abastecimento de toda a merenda escolar da rede de ensino municipal com hortifrutigranjeiros orgânicos. Também é sócia-fundadora e membro do Conselho de Gestão da Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (desde 1997) com sede atual em Osasco e hoje transformada no Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental. A partir de um Termo de Referência, firmado com a Food and Agriculture Organization (FAO – entidade para a alimentação e agricultura ligada à ONU), produziu estudos sobre florestas urbanas, no âmbito das principais capitais brasileiras, publicado pelo Ministério de Meio Ambiente.

Monja Coen foi jornalista na juventude e, em 1970, foi morar em Los Angeles, na Califórnia, onde iniciou práticas regulares de zazen no Zen Center of Los Angeles. Fez os votos monásticos em 1983. De lá seguiu para o Mosteiro Feminino de Nagoya, onde residiu por oito anos, tendo se graduado como monja especial, habilitada a ser professora do Darma Budista de monges, monjas, leigos e leigas. Iniciou há anos um trabalho voluntário no Hospital Emílio Ribas, para pacientes com doenças infectocontagiosas (a maioria HIV positivo), levando as práticas meditativas como terapia complementar no processo da recuperação ou da passagem dos e das pacientes. Atualmente Monja Coen reside no templo Tenzui Zenji, em São Paulo, onde é presidente do Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e do ViaZen/VilaZen do Rio Grande do Sul.

Outras atrações em comemoração ao Mês da Mulher serão promovidas pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Santo André. A programação pode ser acessada no site www.santoandre.sp.gov.br.

Serviço

02/03 – Palestra com Ondalva Serrano – “Ampliação da consciência humana para enfrentamento da problemática social e ambiental”
Local: Anfiteatro Heleny Guariba, no Teatro Municipal de Santo André
Horário: 14h
Inscrições: spmulheres@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4433-0163

07/03 – Meditação com Monja Coen
Local: Parque do Ipiranguinha (Concha Acústica)
Horário: 10h
Participação livre

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....