25/02/2015 Economia de água em condomínios

A economia de água em prédios e condomínios pode ser um tanto complicada, pois, em muitos locais, as ligações não são individualizadas. Por conta disso, o Semasa listou uma série de dicas que podem ser adotadas por estes empreendimentos com o objetivo de economizar água.

  • Uma campanha de conscientização é sempre útil. Espalhe nas áreas comuns e elevadores cartazes com dicas e avisos sobre economia de água. Antes de tudo, a responsabilidade pelo uso consciente deste recurso natural, é de todos. No site do Semasa, na área de campanhas, é possível baixar e imprimir os cartazes com dicas de economia de água. Se puder, faça cópias menores e distribua individualmente nas unidades condominiais, ou até mesmo por e-mail aos moradores. Se a ideia é diminuir o consumo, é necessário que as pessoas entendam o sentido da campanha.
  • Proponha, dentro das reuniões de condomínio, a troca da conta de água de consumo coletivo pela de consumo individual. Essa é uma das causas que levam os moradores a serem pouco conscientes, já que não têm noção do quanto gastam mensalmente (pois a conta está inclusa nas despesas de condomínio).
  • Em Santo André, o Semasa orienta os novos grandes empreendimentos sobre os procedimentos para realizar as ligações de água. Algumas especificações estão em nosso site.
  • A Lei Municipal 8.967/2007 determina a obrigatoriedade da individualização dos hidrômetros para os novos empreendimentos. Já o decreto 15.740/2008 regulamenta a Lei.
  • A lei estabelece que os prédios construídos a partir 03/11/2007 devem ter ligações individuais.
  • Segundo o decreto, todo projeto arquitetônico de condomínios, residenciais e não residenciais, deverá ter seu respectivo projeto hidráulico submetido à aprovação do Semasa, atendendo a diversas especificações. Todas as informações necessárias podem ser obtidas nos nossos Postos de Atendimento.
  • É facultado aos condomínios, residenciais e não residenciais, concluídos ou cujos projetos tenham sido aprovados pela Prefeitura Municipal de Santo André antes de 03/11/2007 promover ajustes a fim de possibilitar a individualização do sistema de medição. A individualização de medição deverá atender aos parâmetros estabelecidos no Decreto 15.740. O requerimento deve ser acompanhado de declaração de interesse do empreendedor ou dos condôminos por meio de ata da Assembleia.
  • Promova a instalação de arejadores nas torneiras comuns do prédio. Estes equipamentos podem reduzir o consumo em até 40%. Se for possível, distribua estes equipamentos entre os moradores ou promova a compra coletiva deles, a fim de baratear o custo. Desta forma, as unidades individuais também podem fazer uso destes produtos nas torneiras internas.
  • Procure trocar as descargas dos banheiros comuns por equipamentos mais econômicos.
  • Caso o local possua piscina, deixá-la coberta quando não há utilização diminui a evaporação da água e adia a necessidade de troca. Cerca de 90% da água das piscinas é perdida ao mês pela evaporação. Utilizar uma capa evita também o depósito de folhas e outros resíduos. Uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revisar bombas e filtros é fundamental, pois o mau funcionamento deles pode ocasionar um gasto de água ainda mais elevado.
  • Se possível, adote um esquema para captar e reservar água de chuva. Este recurso poderá ser utilizado para lavagem das calçadas, garagens, rega de plantas e limpeza das áreas comuns do edifício. Trabalhe para conscientizar os prestadores de serviço sobre a preocupação com a economia de água.
  • Realize inspeções periódicas nas instalações hidráulicas do condomínio. Vistorias frequentes permitem que vazamentos possam ser localizados e consertados mais rapidamente, diminuindo o desperdício de água.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...