25/02/2015 Economia de água em condomínios

A economia de água em prédios e condomínios pode ser um tanto complicada, pois, em muitos locais, as ligações não são individualizadas. Por conta disso, o Semasa listou uma série de dicas que podem ser adotadas por estes empreendimentos com o objetivo de economizar água.

  • Uma campanha de conscientização é sempre útil. Espalhe nas áreas comuns e elevadores cartazes com dicas e avisos sobre economia de água. Antes de tudo, a responsabilidade pelo uso consciente deste recurso natural, é de todos. No site do Semasa, na área de campanhas, é possível baixar e imprimir os cartazes com dicas de economia de água. Se puder, faça cópias menores e distribua individualmente nas unidades condominiais, ou até mesmo por e-mail aos moradores. Se a ideia é diminuir o consumo, é necessário que as pessoas entendam o sentido da campanha.
  • Proponha, dentro das reuniões de condomínio, a troca da conta de água de consumo coletivo pela de consumo individual. Essa é uma das causas que levam os moradores a serem pouco conscientes, já que não têm noção do quanto gastam mensalmente (pois a conta está inclusa nas despesas de condomínio).
  • Em Santo André, o Semasa orienta os novos grandes empreendimentos sobre os procedimentos para realizar as ligações de água. Algumas especificações estão em nosso site.
  • A Lei Municipal 8.967/2007 determina a obrigatoriedade da individualização dos hidrômetros para os novos empreendimentos. Já o decreto 15.740/2008 regulamenta a Lei.
  • A lei estabelece que os prédios construídos a partir 03/11/2007 devem ter ligações individuais.
  • Segundo o decreto, todo projeto arquitetônico de condomínios, residenciais e não residenciais, deverá ter seu respectivo projeto hidráulico submetido à aprovação do Semasa, atendendo a diversas especificações. Todas as informações necessárias podem ser obtidas nos nossos Postos de Atendimento.
  • É facultado aos condomínios, residenciais e não residenciais, concluídos ou cujos projetos tenham sido aprovados pela Prefeitura Municipal de Santo André antes de 03/11/2007 promover ajustes a fim de possibilitar a individualização do sistema de medição. A individualização de medição deverá atender aos parâmetros estabelecidos no Decreto 15.740. O requerimento deve ser acompanhado de declaração de interesse do empreendedor ou dos condôminos por meio de ata da Assembleia.
  • Promova a instalação de arejadores nas torneiras comuns do prédio. Estes equipamentos podem reduzir o consumo em até 40%. Se for possível, distribua estes equipamentos entre os moradores ou promova a compra coletiva deles, a fim de baratear o custo. Desta forma, as unidades individuais também podem fazer uso destes produtos nas torneiras internas.
  • Procure trocar as descargas dos banheiros comuns por equipamentos mais econômicos.
  • Caso o local possua piscina, deixá-la coberta quando não há utilização diminui a evaporação da água e adia a necessidade de troca. Cerca de 90% da água das piscinas é perdida ao mês pela evaporação. Utilizar uma capa evita também o depósito de folhas e outros resíduos. Uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revisar bombas e filtros é fundamental, pois o mau funcionamento deles pode ocasionar um gasto de água ainda mais elevado.
  • Se possível, adote um esquema para captar e reservar água de chuva. Este recurso poderá ser utilizado para lavagem das calçadas, garagens, rega de plantas e limpeza das áreas comuns do edifício. Trabalhe para conscientizar os prestadores de serviço sobre a preocupação com a economia de água.
  • Realize inspeções periódicas nas instalações hidráulicas do condomínio. Vistorias frequentes permitem que vazamentos possam ser localizados e consertados mais rapidamente, diminuindo o desperdício de água.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...