25/02/2015 Economia de água em condomínios

A economia de água em prédios e condomínios pode ser um tanto complicada, pois, em muitos locais, as ligações não são individualizadas. Por conta disso, o Semasa listou uma série de dicas que podem ser adotadas por estes empreendimentos com o objetivo de economizar água.

  • Uma campanha de conscientização é sempre útil. Espalhe nas áreas comuns e elevadores cartazes com dicas e avisos sobre economia de água. Antes de tudo, a responsabilidade pelo uso consciente deste recurso natural, é de todos. No site do Semasa, na área de campanhas, é possível baixar e imprimir os cartazes com dicas de economia de água. Se puder, faça cópias menores e distribua individualmente nas unidades condominiais, ou até mesmo por e-mail aos moradores. Se a ideia é diminuir o consumo, é necessário que as pessoas entendam o sentido da campanha.
  • Proponha, dentro das reuniões de condomínio, a troca da conta de água de consumo coletivo pela de consumo individual. Essa é uma das causas que levam os moradores a serem pouco conscientes, já que não têm noção do quanto gastam mensalmente (pois a conta está inclusa nas despesas de condomínio).
  • Em Santo André, o Semasa orienta os novos grandes empreendimentos sobre os procedimentos para realizar as ligações de água. Algumas especificações estão em nosso site.
  • A Lei Municipal 8.967/2007 determina a obrigatoriedade da individualização dos hidrômetros para os novos empreendimentos. Já o decreto 15.740/2008 regulamenta a Lei.
  • A lei estabelece que os prédios construídos a partir 03/11/2007 devem ter ligações individuais.
  • Segundo o decreto, todo projeto arquitetônico de condomínios, residenciais e não residenciais, deverá ter seu respectivo projeto hidráulico submetido à aprovação do Semasa, atendendo a diversas especificações. Todas as informações necessárias podem ser obtidas nos nossos Postos de Atendimento.
  • É facultado aos condomínios, residenciais e não residenciais, concluídos ou cujos projetos tenham sido aprovados pela Prefeitura Municipal de Santo André antes de 03/11/2007 promover ajustes a fim de possibilitar a individualização do sistema de medição. A individualização de medição deverá atender aos parâmetros estabelecidos no Decreto 15.740. O requerimento deve ser acompanhado de declaração de interesse do empreendedor ou dos condôminos por meio de ata da Assembleia.
  • Promova a instalação de arejadores nas torneiras comuns do prédio. Estes equipamentos podem reduzir o consumo em até 40%. Se for possível, distribua estes equipamentos entre os moradores ou promova a compra coletiva deles, a fim de baratear o custo. Desta forma, as unidades individuais também podem fazer uso destes produtos nas torneiras internas.
  • Procure trocar as descargas dos banheiros comuns por equipamentos mais econômicos.
  • Caso o local possua piscina, deixá-la coberta quando não há utilização diminui a evaporação da água e adia a necessidade de troca. Cerca de 90% da água das piscinas é perdida ao mês pela evaporação. Utilizar uma capa evita também o depósito de folhas e outros resíduos. Uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revisar bombas e filtros é fundamental, pois o mau funcionamento deles pode ocasionar um gasto de água ainda mais elevado.
  • Se possível, adote um esquema para captar e reservar água de chuva. Este recurso poderá ser utilizado para lavagem das calçadas, garagens, rega de plantas e limpeza das áreas comuns do edifício. Trabalhe para conscientizar os prestadores de serviço sobre a preocupação com a economia de água.
  • Realize inspeções periódicas nas instalações hidráulicas do condomínio. Vistorias frequentes permitem que vazamentos possam ser localizados e consertados mais rapidamente, diminuindo o desperdício de água.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Pioneiro na região do ABC, Programa de Coleta Seletiva de Santo André celebra 25 anos com avanços importantes

23/05/2022: Pioneiro na região do ABC, Programa de Coleta Seletiva de Santo André celebra 25 anos com avanços importantes

Mais de 200 mil toneladas de recicláveis foram reaproveitadas pelas indústrias e deixaram de ter como destino o Aterro Sanitário Municipal Santo André 23 de maio de 2022 – Foi em 1997, na Vila Pires, que Santo André começou o projeto piloto para implantar o Programa de Coleta Seletiva. O município tornou-se o primeiro da região do ABC a ter o serviço de coleta de resíduos secos porta a porta, permitindo que mais de 200 mil toneladas de metal,...

Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

16/05/2022: Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

Equipe do interior paulista deseja implantar iniciativa semelhante na cidade   Santo André, 13 de maio de 2022 – Moradores do Núcleo Pintassilva receberam nesta sexta-feira (13) a visita de representantes da prefeitura e da Câmara Municipal de São Carlos, cidade do interior de São Paulo, que vieram conhecer mais sobre o programa Moeda Verde.   A comitiva era formada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Wellington Fábio Cervini; por representante da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e...

Semasa, Cetesb e USP assinam protocolo de intenções para fortalecer logística reversa e ampliar reciclagem em Santo André

11/05/2022: Semasa, Cetesb e USP assinam protocolo de intenções para fortalecer logística reversa e ampliar reciclagem em Santo André

Parceria inédita na região pretende oferecer mais controle quanto à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida e reaproveitamento de um produto   Santo André, 10 de maio de 2022 – Para ampliar os índices de reciclagem e fortalecer o processo de logística reversa em Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a Cetesb e a USP – por meio da Escola Politécnica – assinaram um protocolo de intenções para implantação de um projeto piloto...

Parque do Pedroso ganha brinquedos adaptados para crianças com deficiência

07/05/2022: Parque do Pedroso ganha brinquedos adaptados para crianças com deficiência

  Área do playground recebeu gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes   Santo André, 7 de maio de 2022 – O Parque Natural Municipal do Pedroso ganhou novos equipamentos de lazer para proporcionar que crianças com deficiência possam brincar e se divertir no local. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, instalou um gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes, além...