Santo André, 25 de fevereiro de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informa que a Central de Atendimento 115 está com atendimento intermitente – o usuário pode ser atendido na primeira tentativa, mas há casos em que a ligação não é completada. O problema ocorre devido a problemas com a operadora Embratel. O Semasa já entrou em contato com a operadora, mas ela não deu prazo para normalizar o sistema. Caso o usuário precise entrar em contato com o Semasa com urgência, a autarquia disponibiliza o número (11) 4433-9300 (ligação tarifada).
Defesa Civil – Nesta semana, este já é o segundo problema do gênero com a telefonia do Semasa. No último sábado, o telefone de emergências da Defesa Civil de Santo André, o 199, começou a apresentar problemas para completar as chamadas. Apenas chamadas feitas de aparelhos fixos estão sendo completadas desde segunda-feira à tarde, todas as ligações realizadas a partir de telefones celulares recebem como resposta que o número não está disponível ou não existe.
Em caso de emergências, a Defesa Civil de Santo André pede que o usuário ligue para o telefone 115 (apenas chamadas de Santo André) ou pelo (11) 4433-9012 (ligação tarifada). Neste caso, a Embratel também já foi notificada pelo Semasa. Segundo a empresa, as operadoras de telefonia móvel têm 72 horas para atender ao chamado e realizar os procedimentos para a normalização do serviço.
Os problemas começaram quando foi feita a portabilidade da operadora Vivo para a Embratel, que venceu a licitação para operar o sistema de telefonia do Semasa. Durante o procedimento, o 199 parou de receber chamadas.
Preventivamente, o Semasa está com nota a respeito do ocorrido na sua página do Facebook e no site. Já a Defesa Civil de Santo André, além de colocar um telefone alternativo à disposição dos usuários, solicitou às unidades de Defesa Civil das cidades vizinhas e também ao Corpo de Bombeiros que encaminhem ligações de Santo André para o número (11) 4433-9012. A Defesa Civil de Santo André também já enviou um SMS para moradores cadastrados e membros dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil relatando o problema e fornecendo o telefone para contato.