03/02/2015 Semasa conversa com indústrias para inserir água de reúso no processo produtivo

Santo André, 3 de fevereiro de 2015 – O Semasa e a Aquapolo Ambiental estão fechando uma parceria para ampliar a água de reúso no processo produtivo de indústrias de Santo André – que estão na categoria de Grandes Consumidores da autarquia – como forma de destinar a água tratada apenas para o abastecimento público. A primeira reunião para apresentar a proposta a uma empresa está marcada para esta quinta-feira, com a Pirelli Pneus. Diante do déficit hídrico que atinge a Região Metropolitana de São Paulo, o Semasa tem a intenção de, com a medida, dispor cada vez mais da água potável – hoje usada pelas indústrias – para o consumo dos moradores.

“A água prioritariamente vai ser para o uso humano. Mas nós temos de tomar medidas no sentido de não haver nenhum prejuízo à atividade econômica da cidade. A preocupação da indústria com a falta de água é grande por ser uma grande consumidora”, disse o prefeito de Santo André, Carlos Grana, que hoje foi procurado pelo governador Geraldo Alckmin para falar sobre a iniciativa.

Em princípio, são 12 indústrias de Santo André que podem ser atendidas pela Aquapolo com a água de reúso. Do total de água consumida pelas empresas, estima-se que de 30% a 40% vão para a produção industrial e, portanto, podem ser substituídas por água de reúso.

“A quantidade não é muito grande, sendo estimada cerca de 60 L/s, mas é uma contribuição importante diante da situação de déficit hídrico”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr. Atualmente, o Semasa compra água no atacado da Sabesp para distribuir em toda cidade cerca de 2.000 L/s.

Na parceria, a Aquapolo entregaria água de reúso para a indústria e o Semasa continuaria a fornecer a água potável para as demais atividades da empresa.

Aquapolo – A Aquapolo é uma Sociedade de Propósito Específico entre a Sabesp e a Odebrecht Ambiental e já atende com água de reúso o Polo Petroquímico de Mauá. A água da Aquapolo utiliza como matéria-prima a água proveniente do tratamento de esgoto da Estação de Tratamento de Estogo (ETE) ABC. Ela passa por um novo tratamento com tecnologia avançada por meio do uso de membranas e da osmose reversa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...