03/02/2015 Semasa conversa com indústrias para inserir água de reúso no processo produtivo

Santo André, 3 de fevereiro de 2015 – O Semasa e a Aquapolo Ambiental estão fechando uma parceria para ampliar a água de reúso no processo produtivo de indústrias de Santo André – que estão na categoria de Grandes Consumidores da autarquia – como forma de destinar a água tratada apenas para o abastecimento público. A primeira reunião para apresentar a proposta a uma empresa está marcada para esta quinta-feira, com a Pirelli Pneus. Diante do déficit hídrico que atinge a Região Metropolitana de São Paulo, o Semasa tem a intenção de, com a medida, dispor cada vez mais da água potável – hoje usada pelas indústrias – para o consumo dos moradores.

“A água prioritariamente vai ser para o uso humano. Mas nós temos de tomar medidas no sentido de não haver nenhum prejuízo à atividade econômica da cidade. A preocupação da indústria com a falta de água é grande por ser uma grande consumidora”, disse o prefeito de Santo André, Carlos Grana, que hoje foi procurado pelo governador Geraldo Alckmin para falar sobre a iniciativa.

Em princípio, são 12 indústrias de Santo André que podem ser atendidas pela Aquapolo com a água de reúso. Do total de água consumida pelas empresas, estima-se que de 30% a 40% vão para a produção industrial e, portanto, podem ser substituídas por água de reúso.

“A quantidade não é muito grande, sendo estimada cerca de 60 L/s, mas é uma contribuição importante diante da situação de déficit hídrico”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr. Atualmente, o Semasa compra água no atacado da Sabesp para distribuir em toda cidade cerca de 2.000 L/s.

Na parceria, a Aquapolo entregaria água de reúso para a indústria e o Semasa continuaria a fornecer a água potável para as demais atividades da empresa.

Aquapolo – A Aquapolo é uma Sociedade de Propósito Específico entre a Sabesp e a Odebrecht Ambiental e já atende com água de reúso o Polo Petroquímico de Mauá. A água da Aquapolo utiliza como matéria-prima a água proveniente do tratamento de esgoto da Estação de Tratamento de Estogo (ETE) ABC. Ela passa por um novo tratamento com tecnologia avançada por meio do uso de membranas e da osmose reversa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...