03/02/2015 Semasa conversa com indústrias para inserir água de reúso no processo produtivo

Santo André, 3 de fevereiro de 2015 – O Semasa e a Aquapolo Ambiental estão fechando uma parceria para ampliar a água de reúso no processo produtivo de indústrias de Santo André – que estão na categoria de Grandes Consumidores da autarquia – como forma de destinar a água tratada apenas para o abastecimento público. A primeira reunião para apresentar a proposta a uma empresa está marcada para esta quinta-feira, com a Pirelli Pneus. Diante do déficit hídrico que atinge a Região Metropolitana de São Paulo, o Semasa tem a intenção de, com a medida, dispor cada vez mais da água potável – hoje usada pelas indústrias – para o consumo dos moradores.

“A água prioritariamente vai ser para o uso humano. Mas nós temos de tomar medidas no sentido de não haver nenhum prejuízo à atividade econômica da cidade. A preocupação da indústria com a falta de água é grande por ser uma grande consumidora”, disse o prefeito de Santo André, Carlos Grana, que hoje foi procurado pelo governador Geraldo Alckmin para falar sobre a iniciativa.

Em princípio, são 12 indústrias de Santo André que podem ser atendidas pela Aquapolo com a água de reúso. Do total de água consumida pelas empresas, estima-se que de 30% a 40% vão para a produção industrial e, portanto, podem ser substituídas por água de reúso.

“A quantidade não é muito grande, sendo estimada cerca de 60 L/s, mas é uma contribuição importante diante da situação de déficit hídrico”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr. Atualmente, o Semasa compra água no atacado da Sabesp para distribuir em toda cidade cerca de 2.000 L/s.

Na parceria, a Aquapolo entregaria água de reúso para a indústria e o Semasa continuaria a fornecer a água potável para as demais atividades da empresa.

Aquapolo – A Aquapolo é uma Sociedade de Propósito Específico entre a Sabesp e a Odebrecht Ambiental e já atende com água de reúso o Polo Petroquímico de Mauá. A água da Aquapolo utiliza como matéria-prima a água proveniente do tratamento de esgoto da Estação de Tratamento de Estogo (ETE) ABC. Ela passa por um novo tratamento com tecnologia avançada por meio do uso de membranas e da osmose reversa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...