03/02/2015 Semasa conversa com indústrias para inserir água de reúso no processo produtivo

Santo André, 3 de fevereiro de 2015 – O Semasa e a Aquapolo Ambiental estão fechando uma parceria para ampliar a água de reúso no processo produtivo de indústrias de Santo André – que estão na categoria de Grandes Consumidores da autarquia – como forma de destinar a água tratada apenas para o abastecimento público. A primeira reunião para apresentar a proposta a uma empresa está marcada para esta quinta-feira, com a Pirelli Pneus. Diante do déficit hídrico que atinge a Região Metropolitana de São Paulo, o Semasa tem a intenção de, com a medida, dispor cada vez mais da água potável – hoje usada pelas indústrias – para o consumo dos moradores.

“A água prioritariamente vai ser para o uso humano. Mas nós temos de tomar medidas no sentido de não haver nenhum prejuízo à atividade econômica da cidade. A preocupação da indústria com a falta de água é grande por ser uma grande consumidora”, disse o prefeito de Santo André, Carlos Grana, que hoje foi procurado pelo governador Geraldo Alckmin para falar sobre a iniciativa.

Em princípio, são 12 indústrias de Santo André que podem ser atendidas pela Aquapolo com a água de reúso. Do total de água consumida pelas empresas, estima-se que de 30% a 40% vão para a produção industrial e, portanto, podem ser substituídas por água de reúso.

“A quantidade não é muito grande, sendo estimada cerca de 60 L/s, mas é uma contribuição importante diante da situação de déficit hídrico”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr. Atualmente, o Semasa compra água no atacado da Sabesp para distribuir em toda cidade cerca de 2.000 L/s.

Na parceria, a Aquapolo entregaria água de reúso para a indústria e o Semasa continuaria a fornecer a água potável para as demais atividades da empresa.

Aquapolo – A Aquapolo é uma Sociedade de Propósito Específico entre a Sabesp e a Odebrecht Ambiental e já atende com água de reúso o Polo Petroquímico de Mauá. A água da Aquapolo utiliza como matéria-prima a água proveniente do tratamento de esgoto da Estação de Tratamento de Estogo (ETE) ABC. Ela passa por um novo tratamento com tecnologia avançada por meio do uso de membranas e da osmose reversa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....