03/02/2015 S. André entrega galpões de reciclagem

Santo André, 03 de fevereiro de 2015 – Santo André completa hoje mais uma etapa para ampliar e melhorar a sua coleta seletiva de resíduos, uma das pioneiras do país. Com a entrega pelo Semasa e pela Prefeitura da Central de Triagem de Resíduos Recicláveis – Unidade São Jorge, as duas cooperativas de reciclagem que já atuam em parceria com o município ganham uma infraestrutura mais adequada, permitindo mais eficiência no trabalho de triagem e a ampliação da quantidade de material reciclado dos atuais 8% para 20% até o final de 2016.

Além disso, os cooperados terão aumento de renda e de qualidade de vida, ao mesmo tempo em que o meio ambiente e o município ganharão com a destinação correta dos resíduos e com a redução do material que segue para o Aterro Sanitário.

Atualmente, 25% do que chega ao aterro misturado ao lixo comum é material reciclável. Por mês, são recolhidos pelos caminhões de coleta porta a porta e também nas estações de coleta e pontos de entrega voluntária da cidade 1,1 mil toneladas de lixo seco, que seguem diretamente para reciclagem.

Nova estrutura – Cada um dos galpões entregues hoje tem área de 1.055 m², quase o dobro do espaço que as cooperativas Cidade Limpa e Coopcicla dispunham. Eles foram equipados com esteiras elevadas, além de prensas, balanças eletrônicas, empilhadeiras e carrinhos para o transporte dos resíduos. Além disso, a nova estrutura inclui banheiros adequados, refeitórios e área de convivência.

Com mais espaço e equipamentos adequados, as cooperativas, que hoje têm 56 integrantes, poderão mais que dobrar esse número de colaboradores, pois cada cooperativa tem agora espaço para trabalhar com até 80 pessoas em até dois turnos.

Durante a inauguração, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, destacou a melhoria nas condições de trabalho para os cooperados a partir do trabalho na Central de Triagem.

“Os cooperados poderão atuar de forma mais digna, fazendo um trabalho que é importante para a cidade”, disse, lembrando que a população também terá mais confiança ao separar o resíduo para destinar à reciclagem. “Em Santo André a população pode ter certeza que, com esta estrutura, vale a pena reciclar”, afirmou Grana.

Campanha – O superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr, anunciou que a autarquia vai lançar uma campanha para ampliar a adesão dos moradores à reciclagem. “Queremos aumentar o índice de reciclagem para 20% até 2016. E essa campanha vai conscientizar a população para que ela entenda que é fácil reciclar e contribua mais. E agora podemos processar o material separado pelos moradores de maneira mais adequada”, disse.

A construção foi feita com recursos federais por cerca de R$ 1 milhão. Como contrapartida, o município cedeu a área, dentro do Aterro Municipal, e comprou os equipamentos. No total, o investimento gira em torno de R$ 2 milhões.

Veja as fotos do espaço e da inauguração em nosso Flickr.

Leia +

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

16/05/2022: Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

Equipe do interior paulista deseja implantar iniciativa semelhante na cidade   Santo André, 13 de maio de 2022 – Moradores do Núcleo Pintassilva receberam nesta sexta-feira (13) a visita de representantes da prefeitura e da Câmara Municipal de São Carlos, cidade do interior de São Paulo, que vieram conhecer mais sobre o programa Moeda Verde.   A comitiva era formada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Wellington Fábio Cervini; por representante da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e...

Semasa, Cetesb e USP assinam protocolo de intenções para fortalecer logística reversa e ampliar reciclagem em Santo André

11/05/2022: Semasa, Cetesb e USP assinam protocolo de intenções para fortalecer logística reversa e ampliar reciclagem em Santo André

Parceria inédita na região pretende oferecer mais controle quanto à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida e reaproveitamento de um produto   Santo André, 10 de maio de 2022 – Para ampliar os índices de reciclagem e fortalecer o processo de logística reversa em Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a Cetesb e a USP – por meio da Escola Politécnica – assinaram um protocolo de intenções para implantação de um projeto piloto...

Parque do Pedroso ganha brinquedos adaptados para crianças com deficiência

07/05/2022: Parque do Pedroso ganha brinquedos adaptados para crianças com deficiência

  Área do playground recebeu gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes   Santo André, 7 de maio de 2022 – O Parque Natural Municipal do Pedroso ganhou novos equipamentos de lazer para proporcionar que crianças com deficiência possam brincar e se divertir no local. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, instalou um gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes, além...

Caminhão é flagrado efetuando descarte irregular de entulho às margens do Córrego dos Meninos

04/05/2022: Caminhão é flagrado efetuando descarte irregular de entulho às margens do Córrego dos Meninos

Ação do Semasa e da GCM, contou apoio da PM e resultou em multa e apreensão do veículo do infrator pelo crime ambiental   Santo André, 4 de maio de 2022 – Durante a noite desta última terça-feira (3), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Guarda Civil Municipal, flagrou um caminhão realizando descarte irregular de entulho e restos de construção junto à Avenida Lauro Gomes, nas margens...