03/02/2015 S. André entrega galpões de reciclagem

Santo André, 03 de fevereiro de 2015 – Santo André completa hoje mais uma etapa para ampliar e melhorar a sua coleta seletiva de resíduos, uma das pioneiras do país. Com a entrega pelo Semasa e pela Prefeitura da Central de Triagem de Resíduos Recicláveis – Unidade São Jorge, as duas cooperativas de reciclagem que já atuam em parceria com o município ganham uma infraestrutura mais adequada, permitindo mais eficiência no trabalho de triagem e a ampliação da quantidade de material reciclado dos atuais 8% para 20% até o final de 2016.

Além disso, os cooperados terão aumento de renda e de qualidade de vida, ao mesmo tempo em que o meio ambiente e o município ganharão com a destinação correta dos resíduos e com a redução do material que segue para o Aterro Sanitário.

Atualmente, 25% do que chega ao aterro misturado ao lixo comum é material reciclável. Por mês, são recolhidos pelos caminhões de coleta porta a porta e também nas estações de coleta e pontos de entrega voluntária da cidade 1,1 mil toneladas de lixo seco, que seguem diretamente para reciclagem.

Nova estrutura – Cada um dos galpões entregues hoje tem área de 1.055 m², quase o dobro do espaço que as cooperativas Cidade Limpa e Coopcicla dispunham. Eles foram equipados com esteiras elevadas, além de prensas, balanças eletrônicas, empilhadeiras e carrinhos para o transporte dos resíduos. Além disso, a nova estrutura inclui banheiros adequados, refeitórios e área de convivência.

Com mais espaço e equipamentos adequados, as cooperativas, que hoje têm 56 integrantes, poderão mais que dobrar esse número de colaboradores, pois cada cooperativa tem agora espaço para trabalhar com até 80 pessoas em até dois turnos.

Durante a inauguração, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, destacou a melhoria nas condições de trabalho para os cooperados a partir do trabalho na Central de Triagem.

“Os cooperados poderão atuar de forma mais digna, fazendo um trabalho que é importante para a cidade”, disse, lembrando que a população também terá mais confiança ao separar o resíduo para destinar à reciclagem. “Em Santo André a população pode ter certeza que, com esta estrutura, vale a pena reciclar”, afirmou Grana.

Campanha – O superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr, anunciou que a autarquia vai lançar uma campanha para ampliar a adesão dos moradores à reciclagem. “Queremos aumentar o índice de reciclagem para 20% até 2016. E essa campanha vai conscientizar a população para que ela entenda que é fácil reciclar e contribua mais. E agora podemos processar o material separado pelos moradores de maneira mais adequada”, disse.

A construção foi feita com recursos federais por cerca de R$ 1 milhão. Como contrapartida, o município cedeu a área, dentro do Aterro Municipal, e comprou os equipamentos. No total, o investimento gira em torno de R$ 2 milhões.

Veja as fotos do espaço e da inauguração em nosso Flickr.

Leia +

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...