03/02/2015 S. André entrega galpões de reciclagem

Santo André, 03 de fevereiro de 2015 – Santo André completa hoje mais uma etapa para ampliar e melhorar a sua coleta seletiva de resíduos, uma das pioneiras do país. Com a entrega pelo Semasa e pela Prefeitura da Central de Triagem de Resíduos Recicláveis – Unidade São Jorge, as duas cooperativas de reciclagem que já atuam em parceria com o município ganham uma infraestrutura mais adequada, permitindo mais eficiência no trabalho de triagem e a ampliação da quantidade de material reciclado dos atuais 8% para 20% até o final de 2016.

Além disso, os cooperados terão aumento de renda e de qualidade de vida, ao mesmo tempo em que o meio ambiente e o município ganharão com a destinação correta dos resíduos e com a redução do material que segue para o Aterro Sanitário.

Atualmente, 25% do que chega ao aterro misturado ao lixo comum é material reciclável. Por mês, são recolhidos pelos caminhões de coleta porta a porta e também nas estações de coleta e pontos de entrega voluntária da cidade 1,1 mil toneladas de lixo seco, que seguem diretamente para reciclagem.

Nova estrutura – Cada um dos galpões entregues hoje tem área de 1.055 m², quase o dobro do espaço que as cooperativas Cidade Limpa e Coopcicla dispunham. Eles foram equipados com esteiras elevadas, além de prensas, balanças eletrônicas, empilhadeiras e carrinhos para o transporte dos resíduos. Além disso, a nova estrutura inclui banheiros adequados, refeitórios e área de convivência.

Com mais espaço e equipamentos adequados, as cooperativas, que hoje têm 56 integrantes, poderão mais que dobrar esse número de colaboradores, pois cada cooperativa tem agora espaço para trabalhar com até 80 pessoas em até dois turnos.

Durante a inauguração, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, destacou a melhoria nas condições de trabalho para os cooperados a partir do trabalho na Central de Triagem.

“Os cooperados poderão atuar de forma mais digna, fazendo um trabalho que é importante para a cidade”, disse, lembrando que a população também terá mais confiança ao separar o resíduo para destinar à reciclagem. “Em Santo André a população pode ter certeza que, com esta estrutura, vale a pena reciclar”, afirmou Grana.

Campanha – O superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr, anunciou que a autarquia vai lançar uma campanha para ampliar a adesão dos moradores à reciclagem. “Queremos aumentar o índice de reciclagem para 20% até 2016. E essa campanha vai conscientizar a população para que ela entenda que é fácil reciclar e contribua mais. E agora podemos processar o material separado pelos moradores de maneira mais adequada”, disse.

A construção foi feita com recursos federais por cerca de R$ 1 milhão. Como contrapartida, o município cedeu a área, dentro do Aterro Municipal, e comprou os equipamentos. No total, o investimento gira em torno de R$ 2 milhões.

Veja as fotos do espaço e da inauguração em nosso Flickr.

Leia +

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....