03/02/2015 Diretores de cooperativas ressaltam melhoria na qualidade de vida

Santo André, 03 de fevereiro de 2015 – Os trabalhadores vinculados às duas cooperativas de reciclagem parceiras do Semasa comemoraram a abertura da Central de Triagem com muitos projetos de crescimento. Para eles, a nova estrutura é fruto do trabalho de muitos anos, mas também de uma parceria inédita conquistada nos últimos dois anos com o Semasa. A consequência, dizem, é também a atração de novos colaboradores.

“Esta nova Central é um grande apoio que conquistamos. A autoestima do trabalhador vai aumentar e, sim, temos expectativa de crescimento”, disse José Batista de Lucena, o Dedé, diretor financeiro da Coop Cidade Limpa, contando que espera ter pelo menos 70 recicladores em cada turno de trabalho.

Os mesmos projetos são desenhados pela Coop Cidade Limpa. “Hoje temos 30 pessoas, mas já estamos entrevistando gente para vir trabalhar conosco”, contou o diretor financeiro da Coopcicla, Jorge Luiz Pscheidt.

Pioneirismo – Desde 1999 Santo André tem coleta seletiva e, em 2000, ela foi implantada em 100% do município, com os caminhões passando em todas as ruas da cidade. Em Santo André, a simples separação do resíduo seco (recicláveis) do úmido (orgânicos) facilita a adesão da população ao programa.

Além da coleta porta a porta, a cidade também conta com 85 PEVs, ou Pontos de Entrega Voluntária, e 17 Estações de Coleta, onde os moradores podem levar restos de construções, madeiras, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha e equipamentos eletrônicos.

Em 2013, os cooperados estavam triando 2,5% dos resíduos gerados na cidade. No final do mesmo ano este percentual saltou para 5% e, em 2014, chegou a 8%. Até o final deste 2015, a meta é chegar a 15% e, em 2016, a 20%.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...