03/02/2015 Diretores de cooperativas ressaltam melhoria na qualidade de vida

Santo André, 03 de fevereiro de 2015 – Os trabalhadores vinculados às duas cooperativas de reciclagem parceiras do Semasa comemoraram a abertura da Central de Triagem com muitos projetos de crescimento. Para eles, a nova estrutura é fruto do trabalho de muitos anos, mas também de uma parceria inédita conquistada nos últimos dois anos com o Semasa. A consequência, dizem, é também a atração de novos colaboradores.

“Esta nova Central é um grande apoio que conquistamos. A autoestima do trabalhador vai aumentar e, sim, temos expectativa de crescimento”, disse José Batista de Lucena, o Dedé, diretor financeiro da Coop Cidade Limpa, contando que espera ter pelo menos 70 recicladores em cada turno de trabalho.

Os mesmos projetos são desenhados pela Coop Cidade Limpa. “Hoje temos 30 pessoas, mas já estamos entrevistando gente para vir trabalhar conosco”, contou o diretor financeiro da Coopcicla, Jorge Luiz Pscheidt.

Pioneirismo – Desde 1999 Santo André tem coleta seletiva e, em 2000, ela foi implantada em 100% do município, com os caminhões passando em todas as ruas da cidade. Em Santo André, a simples separação do resíduo seco (recicláveis) do úmido (orgânicos) facilita a adesão da população ao programa.

Além da coleta porta a porta, a cidade também conta com 85 PEVs, ou Pontos de Entrega Voluntária, e 17 Estações de Coleta, onde os moradores podem levar restos de construções, madeiras, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha e equipamentos eletrônicos.

Em 2013, os cooperados estavam triando 2,5% dos resíduos gerados na cidade. No final do mesmo ano este percentual saltou para 5% e, em 2014, chegou a 8%. Até o final deste 2015, a meta é chegar a 15% e, em 2016, a 20%.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...

Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

07/10/2021: Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

Plantio faz parte das ações promovidas pelo trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera  Santo André, 7 de outubro de 2021 – Espaços que estavam ociosos em escolas estaduais e municipais de Santo André começaram a ganhar um destino nobre. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ações de agricultura urbana, beneficiando a comunidade escolar com a plantação de frutos, temperos, ervas aromáticas e hortaliças. A implantação de hortas é mais uma atividade do...

Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

06/10/2021: Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

Liberação foi realizada pelo Comitê da Bacia do Alto Tietê após compatibilização da legislação municipal Santo André, 6 de outubro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), voltará a licenciar atividades e empreendimentos nas áreas de manancial do município. Os pedidos serão feitos de forma digital pelo sistema Acto (https://santoandre.inmov.net.br/) a partir de 5 de novembro. Santo André interrompeu o licenciamento em áreas de APRM (Áreas...