20/01/2015 Utilização de água de poços e bicas

poço

  • Em Santo André, a Vigilância Sanitária não recomenda a utilização de água das bicas.
  • É importante lembrar que os recipientes de armazenamento da água devem ser limpos. Os famosos galões de 20 litros são ambientes propícios para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos.
  • Verifique se o local de onde você está retirando água possui laudo com testes que garantam a sua potabilidade. Para ser potável, a água necessita seguir padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Nem sempre uma água sem cor ou cheiro é sinônimo de água potável e livre de impurezas.
  • O Semasa não é responsável pela qualidade da água nestes locais.
  • A oferta de água em poços e bicas está condicionada à vazão do lençol freático de onde há a retirada. O uso errado ou indiscriminado compromete a qualidade e a quantidade de água.
  • A abertura de poços deve ser solicitada ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo.
  • Poços antigos, mesmo que no passado tenham sido classificados como de água potável, podem, com o tempo e a urbanização, terem sido contaminados por esgoto.
  • A água proveniente do lençol freático é recarregada da chuva e, como há sujeira ou contaminação no solo, o poço também pode ser contaminado.
  • Poços clandestinos são ainda mais perigosos. Não utilize nem fure um poço sem autorização. Eles podem estar contaminados por esgoto, tornando a água não potável.

 

SAIBA MAIS 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...

Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

17/02/2021: Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

Formação oferecida pelo Semasa já está com inscrições abertas Santo André, 17 de fevereiro de 2021 – A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 Estados do Brasil, mas hoje em dia – por causa do desmatamento – restam apenas 12% da floresta que existia originalmente. Essa vegetação está mais próxima do que imaginamos. E pra falar um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e a importância da sua conversação, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço...

Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

08/02/2021: Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

Santo André, 8 de fevereiro de 2020 – O plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. A partir desta segunda-feira (8), o local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras. O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização...