20/01/2015 Utilização de água de poços e bicas

poço

  • Em Santo André, a Vigilância Sanitária não recomenda a utilização de água das bicas.
  • É importante lembrar que os recipientes de armazenamento da água devem ser limpos. Os famosos galões de 20 litros são ambientes propícios para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos.
  • Verifique se o local de onde você está retirando água possui laudo com testes que garantam a sua potabilidade. Para ser potável, a água necessita seguir padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Nem sempre uma água sem cor ou cheiro é sinônimo de água potável e livre de impurezas.
  • O Semasa não é responsável pela qualidade da água nestes locais.
  • A oferta de água em poços e bicas está condicionada à vazão do lençol freático de onde há a retirada. O uso errado ou indiscriminado compromete a qualidade e a quantidade de água.
  • A abertura de poços deve ser solicitada ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo.
  • Poços antigos, mesmo que no passado tenham sido classificados como de água potável, podem, com o tempo e a urbanização, terem sido contaminados por esgoto.
  • A água proveniente do lençol freático é recarregada da chuva e, como há sujeira ou contaminação no solo, o poço também pode ser contaminado.
  • Poços clandestinos são ainda mais perigosos. Não utilize nem fure um poço sem autorização. Eles podem estar contaminados por esgoto, tornando a água não potável.

 

SAIBA MAIS 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

25/07/2021: Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

Ação em conjunto com a Polícia Militar e GCM também rendeu multa ao proprietário e apreensão dos equipamentos Santo André, 25 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, flagrou na madrugada deste domingo (25) um bar no Parque Miami, que realizava evento com música ao vivo e aglomeração de mais de 100 pessoas, todas sem máscara. A...

Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

22/07/2021: Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

Crime ambiental ocorreu no Recreio da Borda do Campo e o responsável também teve o veículo apreendido. GCM apoiou a ação  Santo André, 22 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na noite desta quarta-feira (21) um caminhão que realizava continuamente descartes de terra e entulho em uma área pública de preservação permanente no Recreio da Borda do Campo, que havia sido invadida no início...

Infrator remove resíduos descartados em área pública e terá de participar de operações de limpeza

21/07/2021: Infrator remove resíduos descartados em área pública e terá de participar de operações de limpeza

Motorista de caminhão jogou irregularmente cerca de 18 toneladas de entulho às margens do córrego dos Meninos, em Santo André Santo André, 21 de julho de 2021 – Um motorista que foi pego em flagrante jogando cerca de 18 toneladas de entulho na avenida Lauro Gomes, na Vila Sacadura Cabral, efetuou a limpeza do local na tarde desta terça-feira (20). O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também exigirá que o responsável participe semanalmente de operações...

Reciclagem de óleo de cozinha é importante para o meio ambiente

19/07/2021: Reciclagem de óleo de cozinha é importante para o meio ambiente

Semasa recebe óleo usado em todas as Estações de Coleta de Santo André Santo André, 19 de julho de 2021 – Para garantir um destino ambiental correto ao óleo de cozinha usado, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) coleta este tipo de resíduo em todos os ecopontos da cidade, desde 2008. Atualmente, a autarquia recebe – em média – 1.067 kg de óleo mensalmente que são destinados à reciclagem e transformados em sabão ecológico. Qualquer...