13/01/2015 Artigo ‘Controle social no saneamento’ é publicado em jornal

No último domingo, o jornal Diário do Grande ABC publicou artigo, na sua coluna Opinião, assinado pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr.. O texto discorre sobre regra federal que exige que a partir deste ano exista o controle social no saneamento básico pelo município.

Leia a íntegra do artigo abaixo:

Controle social no saneamento

A partir deste mês, o controle social no saneamento básico do município é regra. Se descumprida, o setor fica impossibilitado de receber recursos federais. Somado à exigência, chega ao fim o prazo para as administrações municipais executarem seus planos de saneamento básico. Duas medidas fundamentais para avançarmos na cobertura do saneamento em todo o Brasil com a participação do cidadão por meio do controle social constitucionalmente assegurado.

Em Santo André, a lição de casa começou antes mesmo da edição da Lei Nacional de Saneamento Básico, a 11.445/2007, cujo escopo também trata do controle social na prestação de serviços de saneamento. Foi em 1998, quando da publicação da Lei 7.733, e o município passou a ter conselho específico da área de saneamento e meio ambiente, o Comugesan.

Por meio dele, a sociedade civil organizada passou a acompanhar e deliberar sobre as diretrizes da política municipal de gestão e saneamento ambiental de Santo André. A mesma lei elegeu o Semasa como órgão técnico e executivo da política, sendo a autarquia responsável por implementar a Lei Municipal de Saneamento Básico em Santo André, o que ocorreu em 2013.

O Semasa já começara a praticar o saneamento integrado – água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos – dez anos antes de a Lei Nacional 11.445 instituir este como o modelo de serviços de saneamento.

Agora, Santo André tem de intensificar esse protagonismo de controle social por meio de conselhos setoriais, de instâncias colegiadas, de audiências públicas, entre outros meios, para agir nos rumos do serviço público de saneamento. É esta participação que assegura a implementação de ações ainda mais afinadas com o bem comum da coletividade.

O controle social também garante que instrumentos como audiências públicas, por exemplo, possam incentivar a mobilização e participação social cada vez que assuntos mais específicos precisam ser aprofundados, como é o caso da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Santo André. Durante 2014, o Semasa, instituições não governamentais, moradores e diferentes secretarias municipais debateram o tema tanto para a área de manancial como a urbana, pois ambas possuem realidades e necessidades bastante distintas.
Exercer a cidadania pressupõe a corresponsabilidade de todos nas ações, leis e políticas que vão garantir os seus direitos. Assim, é sempre bom lembrar: o controle social assegurado por lei só trará bons frutos se for organismo vivo e verdadeiro da representação de cada um de nós.

Sebastião Ney Vaz Jr. é superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...