22/12/2014 Smartphones aumentam número de vistorias

Santo André, 19 de dezembro – As equipes de fiscalização do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) passam a utilizar smartphones nas vistorias para checar o alto e baixo consumo de água e também eventuais fraudes. O setor da autarquia já registra um aumento de 23% no número de execução de vistorias.

Os aparelhos, que são usados pelos fiscais da Encarregatura de Fiscalização de Instalações Prediais (Efip), foram customizados especialmente para o trabalho da área de fiscalização. O equipamento é mais leve e fácil de manusear, fazendo com que o agente digite mais rápido e, consequentemente, agilize o atendimento ao usuário.

A ferramenta também permite que fotografias de fraudes ou de consertos sejam feitas, além de possibilitar o registro do tipo de vazamento, o local exato em que ele ocorre e qualificar o usuário, colocando, por exemplo, o número de seus documentos pessoais.

“O Semasa busca a modernização tecnológica para adquirir mais informação e segurança e, assim, dar mais sustentação às suas ações”,  explica a diretora do Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) da autarquia, Ana Teresa Cintra Galasso.

Em 2015 

O uso do equipamento começou com o atendimento de chamadas relacionadas ao consumo de água, mas a expectativa é de que, a partir de março de 2015, a tecnologia seja útil nas vistorias também de problemas com esgoto, como vazamento, infiltrações e lançamento irregulares.

Além disso, está previsto o monitoramento on-line dos serviços e o rastreamento das equipes, o que permitirá, por exemplo, que um chamado urgente seja designado para um fiscal que esteja mais próximo do local. Com o sistema, o usuário também poderá ver o resultado da vistoria no site do Semasa, (http://www.semasa.sp.gov.br/home/), imediatamente após o seu encerramento.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...