05/12/2014 Começa o Programa Operação Chuvas de Verão

Santo André, 05 de dezembro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André lançaram hoje o Programa Operação Chuvas de Verão (POCV) 2015, com a participação do superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., e do prefeito, Carlos Grana. O programa, que teve início no dia 1º de dezembro e termina em 15 de abril de 2015, é coordenado pelo Departamento de Defesa Civil do Semasa, em parceria com diversas áreas da Prefeitura, que trabalham de forma integrada. Durante este período, as equipes do POCV ficam de prontidão para possíveis emergências, mas o trabalho para colocar o POCV nas ruas acontece durante todo ano, por meio de várias ações preventivas realizadas para evitar os danos causados pela chuva intensa.

Este ano, uma das novidades do POCV, apresentada pela superintendente, é o aumento de 23 para 27 pluviômetros distribuídos pela cidade. Os pluviômetros são aparelhos que medem a intensidade da chuva. A entrega foi feita pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do governo federal, na última quarta-feira. Os quatro aparelhos são semiautomáticos e serão instalados no Aterro Sanitário (Parque Gerassi), no Sabina-Escola Parque do Conhecimento (Paraíso), Parque Escola (Valparaíso) e Parque Andreense.

Entre as ações preventivas do Programa, a Defesa Civil mantém 11 Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), em que moradores de áreas de risco recebem orientações de como agir em caso de emergência. Além disso, o departamento faz arrecadação de mantimentos para possíveis vítimas e monitora a proximidade e a intensidade das tempestades através do monitoramento climático feito por consulta a sistemas, radares, estações meteorológicas da cidade, além dos 27 pluviômetros.

“As fases do programa são: prevenção, prontidão, alerta e socorro. Nós temos trabalhado, principalmente, na questão da prevenção. Acreditamos muito que essa fase pode evitar as outras, pois na prevenção é que a gente tem toda a condição de fazer o serviço e monitoramento necessários. Essa etapa foi realizada ao longo do ano, para que chegássemos até aqui”, explica o superintendente do Semasa.

Já o prefeito do município frisou que “Santo André está preparada, e não é de agora. Estamos trabalhando todo o ano para que nesse período de dificuldade estejamos prontos. Estamos atentos, em alerta e vamos torcer para que possamos ter tranquilidade”, falou.

Santo André tem primeiro cadastro de animais no Brasil
Outra novidade do programa é o Nupdec Animal. O projeto, que foi implantado no Jardim Irene, na comunidade Maurício de Medeiros, em parceria com a Secretaria de Saúde e a ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), tem como objetivo proteger os animais de estimação dos moradores que vivem em áreas de riscos, garantindo que eles sejam levados para abrigos junto com seus donos, em caso de necessidade. No total, 113 cães e gatos foram cadastrados, vacinados, castrados e identificados com Registro Geral Animal (RGA). A previsão é de que o projeto será estendido para outras comunidades no próximo verão.

Ações em números
Entre todas as ações realizadas pelos funcionários da área de Defesa Civil, estão a interdição de 283 casas em áreas de risco, a vistoria preventiva das regiões em que ocorreram remoções, inclusive por meio de sobrevoo de helicóptero, e em piscinões e córregos da cidade.

O Semasa também fez ações preventivas por meio da sua Gerência de Drenagem, ligada ao Departamento de Manutenção e Operação. Até outubro, foi realizada a limpeza de 63,4 mil bocas de lobo; 17,5 mil toneladas de resíduos retirados de córregos, rios e piscinões; 1,6 milhão de m² de córregos capinados e roçados; 1,6 mil bocas de lobo e poços de visita reformados ou construídos; e 3,8 mil metros de novas galerias de águas pluviais.

Campanha nas escolas
Outra ação, esta em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, foi a segunda edição Campanha Escola Amiga da Defesa Civil, que envolveu 26 escolas públicas e particulares para ajudarem a arrecadar itens de higiene pessoal e limpeza para as ações de Assistência Humanitária. Os colégios que participaram conseguiram 1.199 produtos, e receberam um certificado e um kit com publicações educativas preventivas alusivas ao tema percepção de riscos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...