12/11/2014 Gestão de qualidade é desafio para órgãos de saneamento

Santo André, 12 de novembro – No último dia do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, realizado em Santo André desde segunda-feira (10), o painel final abordou a importância do sistema de gestão da qualidade nos serviços de saneamento básico e seus desafios, demonstrando a prática do processo em três municípios distintos: Santo André, Campinas e Penápolis. 

No caso de Santo André, a encarregada de Gestão de Qualidade do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), Isabel Cristina de Sousa, comentou sobre os instrumentos de gestão, o modo como foram implantados e os benefícios que o sistema tem gerado à autarquia. De acordo com Isabel, o desafio do processo é a busca pela melhora contínua dentro do órgão, com o objetivo de fazer com que o cliente esteja satisfeito.

“A implantação de um sistema traz benefícios para qualquer instituição. Ter a certificação (ISO 9000) é um benefício para a organização e também para a cidade. O serviço de atendimento ao usuário foi o setor em que mais sentimos os benefícios. A ISO melhorou todos os processos e completará 18 anos em 2014. É como costumo dizer: qualidade é feita todos os dias, por todos nós”, comenta Isabel.

Já a diretora – presidente do Departamento Autônomo de Água e Saneamento de Penápolis (DAEP), Silvia Maymi Shinkai de Oliveira, ressaltou que o maior desafio ao fazer a implantação do sistema de gestão de qualidade é administrar as pessoas. “Esse tipo de administração precisa quebrar paradigmas em prol de motivar a equipe em busca da melhora constante. Além disso, o sistema permite que o órgão tenha um norte, de curto, médio e longo prazo”, explicou Maymi.

Para o representante da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa), Alessandro Siqueira Tetzner, para que todo o processo saia do papel, os departamentos, assim como a alta direção, precisam concordar com o que será executado e também contribuir com a implantação. “O sistema de gestão é como uma corrente, que só é forte se todos os elos estiverem conectados”, falou Siqueira.

Os três debatedores deixaram claro quais são os passos para que o sistema funcione: comunicar a todo mundo que está dentro da empresa; fazer os controles de documentos, de produtos não conformes e ações; adotar indicadores de desempenho e procurar melhorá-los; e agir com transparência na gestão dos serviços públicos sempre com o objetivo de satisfazer o consumidor.
O 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em parceria com o Semasa, ocorreu entre os dias 10 a 12 de novembro, e teve como tema central Segurança Hídrica e a Gestão de Serviços de Saneamento Básico em São Paulo.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

25/01/2022: Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

Informamos que o WhatsApp do Semasa encontra-se inativo devido a problemas técnicos. Enquanto trabalhamos para normalizar o atendimento via aplicativo, os munícipes que precisarem solicitar algum serviço podem ligar para a Central de Atendimento da autarquia (0800 4848 115 ou 4433-9300) de segunda a sexta-feira – das 9h às 16h, abrir OS (Ordem de Serviço) no site (http://www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/) ou ainda mandar mensagem para a ferramenta Fale Conosco...

Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

21/01/2022: Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

Desde maio de 2021, novos processos são abertos de forma digital Santo André, 21 de janeiro de 2022 – O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da gestão ambiental que possui grande importância para o desenvolvimento sustentável das cidades.  Em 2021, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) emitiu mais de 400 documentos relacionados ao licenciamento ambiental, um saldo positivo, especialmente em um período marcado ainda pela pandemia e lenta recuperação econômica. Entre os documentos e processos que...

Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

17/01/2022: Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

Autarquia vai oferecer curso com orientações para elaboração de Projetos Socioambientais para subsidiar entidades interessadas Santo André, 17 de janeiro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento de Santo André), abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para selecionar projetos ambientais de proponentes de organizações da sociedade civil e do poder público para aplicação em Santo André. Para esta seleção, as propostas deverão ser...

Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

15/01/2022: Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

Durante show, integrantes utilizaram artigos pirotécnicos no palco; Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada Santo André, 15 de janeiro de 2022 – A casa noturna Labirinto Lounge Bar, localizada na rua Carijós, foi interditada pelas equipes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na manhã deste sábado (15). O local realizava uma festa com música ao vivo e, no palco...