10/11/2014 ‘Temos de aprender a conviver com menos água’

Santo André, 10 de novembro – O presidente da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Silvio José Marques, disse hoje que a crise hídrica que afeta mais o Estado de São Paulo, e em particular a Região Metropolitana de São Paulo, traz um recado para todos. “Temos de aprender a conviver com menos água. O padrão vai mudar. Já é outro, se pensarmos nos últimos 10 anos”, disse.

O alerta foi feito durante a cerimônia de abertura do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, promovido pela Regional São Paulo da Assemae em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). O tema central do evento é a Segurança Hídrica e a Gestão de Serviços de Saneamento Básico em São Paulo.

Também na cerimônia de abertura do evento, que está sendo realizado no Teatro Municipal de Santo André, o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, falou sobre a importância do encontro para a busca de alternativas para a crise hídrica atual. “Já está na hora de ultrapassarmos barreiras e unirmos ações tecnológica e institucional, além da mobilização social para o enfrentamento do problema”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr.

O presidente da Regional São Paulo da Assemae, Aparecido Hojaij , destacou a importância dos serviços municipais de saneamento, defendendo a titularidade do município. “Temos grandes desafios: a universalização do serviço, o respeito à titularidade municipal, a garantia da gestão pública e a efetiva segurança hídrica. Os municípios possuem plenas condições de praticar as ações de saneamento”, disse. Para Aparecido, a atual crise hídrica na Região Sudeste ilustra bem a necessidade de superar os desafios. “Na realidade, a falta de chuva não é suficiente para explicar a falta de água na Cantareira”, acrescentou.
Vários temas importantes para o saneamento ambiental serão abordados até o dia 12, como segurança hídrica, a questão legal entre as empresas prestadoras de serviço e a coleta seletiva de resíduos sólidos.

Os participantes ainda poderão conhecer quatro exemplos de novas tecnologias utilizadas em cidades do estado, que estão contribuindo para a melhoria da gestão. Uma feira de saneamento, com apresentação de produtos e serviço, completa o evento.

A programação completa do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental e as inscrições estão disponíveis no site da Associação em www.assemae.org.br.

Serviço
8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Data: 10 a 12 de novembro de 2014
Local: Teatro Municipal de Santo André (SP)
Endereço: Praça IV, Centenário, s/nº, Centro.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...