10/11/2014 ‘Temos de aprender a conviver com menos água’

Santo André, 10 de novembro – O presidente da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Silvio José Marques, disse hoje que a crise hídrica que afeta mais o Estado de São Paulo, e em particular a Região Metropolitana de São Paulo, traz um recado para todos. “Temos de aprender a conviver com menos água. O padrão vai mudar. Já é outro, se pensarmos nos últimos 10 anos”, disse.

O alerta foi feito durante a cerimônia de abertura do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, promovido pela Regional São Paulo da Assemae em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). O tema central do evento é a Segurança Hídrica e a Gestão de Serviços de Saneamento Básico em São Paulo.

Também na cerimônia de abertura do evento, que está sendo realizado no Teatro Municipal de Santo André, o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, falou sobre a importância do encontro para a busca de alternativas para a crise hídrica atual. “Já está na hora de ultrapassarmos barreiras e unirmos ações tecnológica e institucional, além da mobilização social para o enfrentamento do problema”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr.

O presidente da Regional São Paulo da Assemae, Aparecido Hojaij , destacou a importância dos serviços municipais de saneamento, defendendo a titularidade do município. “Temos grandes desafios: a universalização do serviço, o respeito à titularidade municipal, a garantia da gestão pública e a efetiva segurança hídrica. Os municípios possuem plenas condições de praticar as ações de saneamento”, disse. Para Aparecido, a atual crise hídrica na Região Sudeste ilustra bem a necessidade de superar os desafios. “Na realidade, a falta de chuva não é suficiente para explicar a falta de água na Cantareira”, acrescentou.
Vários temas importantes para o saneamento ambiental serão abordados até o dia 12, como segurança hídrica, a questão legal entre as empresas prestadoras de serviço e a coleta seletiva de resíduos sólidos.

Os participantes ainda poderão conhecer quatro exemplos de novas tecnologias utilizadas em cidades do estado, que estão contribuindo para a melhoria da gestão. Uma feira de saneamento, com apresentação de produtos e serviço, completa o evento.

A programação completa do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental e as inscrições estão disponíveis no site da Associação em www.assemae.org.br.

Serviço
8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Data: 10 a 12 de novembro de 2014
Local: Teatro Municipal de Santo André (SP)
Endereço: Praça IV, Centenário, s/nº, Centro.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...