07/11/2014 Debate sobre segurança hídrica abre Seminário de Saneamento Ambiental em Santo André

Santo André, 07 de novembro de 2014 – A questão Água e Saneamento é um dos temas prioritários da Agenda Estratégica 2013-2015 do Conselho Mundial da Água. Tratar de segurança hídrica é discutir aspectos como doenças veiculadas através da água, escassez e poluição. O Brasil é um país onde há evidente desequilíbrio na distribuição da água, com abundância em áreas pouco povoadas e escassez nos grandes centros urbanos, com consequências sociais, ambientais e econômicas.

Por isso, o assunto foi escolhido para abrir a programação do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, promovido pela Regional São Paulo da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O evento acontece em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e será realizado em Santo André, de 10 a 12 de novembro, no Teatro Municipal.

Para abordar a questão da segurança hídrica na gestão do saneamento estará presente o presidente nacional da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu. Na mesma mesa, participarão do debate o promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente de São Paulo (Gaema), José Eduardo Ismael Lutti, e o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Abes), Dante Ragazzi Pauli, além do presidente da Assemae, Silvio José Marques.

Outros temas importantes para o saneamento ambiental serão abordados ao longo do evento, com a participação de diversos especialistas. Entre os temas estão o financiamento para os serviços públicos de saneamento, a coleta seletiva nos municípios e os impactos da logística reversa de embalagens, que estarão em painéis no dia 11. No dia 12, o debate será em torno da gestão da qualidade nos serviços de saneamento.

Os participantes ainda poderão conhecer quatro exemplos de novas tecnologias utilizadas em cidades do estado, que estão contribuindo para a melhoria da gestão. Uma feira de saneamento, com apresentação de produtos e serviço, completa o evento.

A programação completa do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental e as inscrições estão disponíveis no site da Associação em www.assemae.org.br.

Serviço
8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Data: 10 a 12 de novembro de 2014
Local: Teatro Municipal de Santo André (SP)
Endereço: Praça IV, Centenário, s/nº, Centro.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...