07/11/2014 Debate sobre segurança hídrica abre Seminário de Saneamento Ambiental em Santo André

Santo André, 07 de novembro de 2014 – A questão Água e Saneamento é um dos temas prioritários da Agenda Estratégica 2013-2015 do Conselho Mundial da Água. Tratar de segurança hídrica é discutir aspectos como doenças veiculadas através da água, escassez e poluição. O Brasil é um país onde há evidente desequilíbrio na distribuição da água, com abundância em áreas pouco povoadas e escassez nos grandes centros urbanos, com consequências sociais, ambientais e econômicas.

Por isso, o assunto foi escolhido para abrir a programação do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, promovido pela Regional São Paulo da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O evento acontece em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e será realizado em Santo André, de 10 a 12 de novembro, no Teatro Municipal.

Para abordar a questão da segurança hídrica na gestão do saneamento estará presente o presidente nacional da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu. Na mesma mesa, participarão do debate o promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente de São Paulo (Gaema), José Eduardo Ismael Lutti, e o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (Abes), Dante Ragazzi Pauli, além do presidente da Assemae, Silvio José Marques.

Outros temas importantes para o saneamento ambiental serão abordados ao longo do evento, com a participação de diversos especialistas. Entre os temas estão o financiamento para os serviços públicos de saneamento, a coleta seletiva nos municípios e os impactos da logística reversa de embalagens, que estarão em painéis no dia 11. No dia 12, o debate será em torno da gestão da qualidade nos serviços de saneamento.

Os participantes ainda poderão conhecer quatro exemplos de novas tecnologias utilizadas em cidades do estado, que estão contribuindo para a melhoria da gestão. Uma feira de saneamento, com apresentação de produtos e serviço, completa o evento.

A programação completa do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental e as inscrições estão disponíveis no site da Associação em www.assemae.org.br.

Serviço
8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Data: 10 a 12 de novembro de 2014
Local: Teatro Municipal de Santo André (SP)
Endereço: Praça IV, Centenário, s/nº, Centro.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....