06/11/2014 ProAr fiscaliza veículos a diesel

Santo André, 06 de novembro de 2014 – Entre os dias 10/11 e 5/12, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), autarquia pioneira no Brasil em saneamento ambiental integrado, realiza uma nova etapa do ProAr (Programa de Qualidade do Ar em Santo André), que já aferiu em 2014 a emissão de 767 veículos da frota municipal.

O ABC Paulista hoje é responsável por uma das maiores frotas circulantes da região metropolitana, além de ser rota de veículos pesados para um dos principais portos do País – o de Santos. Ações fiscalizadoras, educativas e punitivas têm contribuído significativamente com a preservação ambiental. Prova disso são os números da Cetesb que mostram que o índice de veículos a diesel que emitem fumaça preta em excesso diminuiu mais de 30% em todo o Estado de São Paulo, após essas iniciativas.

Parceria com Petrobras – A ação do Semasa, em parceria com a Petrobras por meio do Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e Gás Natural), tem caráter educativo e o intuito de conscientizar os motoristas de veículos a diesel para minimizar os impactos ambientais na atmosfera.

Na primeira etapa do ProAr deste ano, que ocorreu entre março e maio, foram vistoriados 767 veículos da frota municipal, dos quais 83% foram aprovados.

Para concluir o segundo ano da ação, o Semasa realizará a aferição gratuita em veículos da frota circulante, como peruas e caminhões, a partir da próxima segunda-feira, dia 10, até 5/12, em dois endereços diferentes (ver serviço abaixo). A participação dos motoristas e donos de veículos é voluntária.

As inspeções são feitas por técnicos da Petrobras em conjunto com os agentes ambientais do Semasa e o processo corretivo para cada veículo é comunicado aos responsáveis no momento da vistoria, sem aplicação de multa. Em 2013, no primeiro ano da ação, foram vistoriados 200 veículos da frota circulante e 66% deles foram aprovados.

Emissão de poluentes automotores – Já não é novidade que em vias de grande movimento de veículos o índice de poluentes é alto e a fumaça preta, que é resultado da queima incompleta do diesel, é uma das grandes vilãs entre os componentes despejados na atmosfera diariamente, piorando a qualidade do ar, principalmente durante o inverno, e trazendo prejuízos à saúde. Com o aumento da frota de carros nas metrópoles brasileiras, o controle desse tipo de emissão tornou-se mandatório.

Segundo dados da Cetesb, a emissão de poluentes automotores corresponde a 29% das 4.460 toneladas de material particulado pulverizado na atmosfera da Região Metropolitana de São Paulo por ano.

Serviço – ProAr:
Datas: 10/11 a 14/11 e 17/11 a 19/11/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do Estádio Bruno Daniel – Vila América (Santo André).
Datas: 24/11 a 28/11 e 01/12 a 05/12/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida dos Estados, 8.000 – em frente ao Auto Shopping Global (Santo André).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...