06/11/2014 ProAr fiscaliza veículos a diesel

Santo André, 06 de novembro de 2014 – Entre os dias 10/11 e 5/12, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), autarquia pioneira no Brasil em saneamento ambiental integrado, realiza uma nova etapa do ProAr (Programa de Qualidade do Ar em Santo André), que já aferiu em 2014 a emissão de 767 veículos da frota municipal.

O ABC Paulista hoje é responsável por uma das maiores frotas circulantes da região metropolitana, além de ser rota de veículos pesados para um dos principais portos do País – o de Santos. Ações fiscalizadoras, educativas e punitivas têm contribuído significativamente com a preservação ambiental. Prova disso são os números da Cetesb que mostram que o índice de veículos a diesel que emitem fumaça preta em excesso diminuiu mais de 30% em todo o Estado de São Paulo, após essas iniciativas.

Parceria com Petrobras – A ação do Semasa, em parceria com a Petrobras por meio do Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e Gás Natural), tem caráter educativo e o intuito de conscientizar os motoristas de veículos a diesel para minimizar os impactos ambientais na atmosfera.

Na primeira etapa do ProAr deste ano, que ocorreu entre março e maio, foram vistoriados 767 veículos da frota municipal, dos quais 83% foram aprovados.

Para concluir o segundo ano da ação, o Semasa realizará a aferição gratuita em veículos da frota circulante, como peruas e caminhões, a partir da próxima segunda-feira, dia 10, até 5/12, em dois endereços diferentes (ver serviço abaixo). A participação dos motoristas e donos de veículos é voluntária.

As inspeções são feitas por técnicos da Petrobras em conjunto com os agentes ambientais do Semasa e o processo corretivo para cada veículo é comunicado aos responsáveis no momento da vistoria, sem aplicação de multa. Em 2013, no primeiro ano da ação, foram vistoriados 200 veículos da frota circulante e 66% deles foram aprovados.

Emissão de poluentes automotores – Já não é novidade que em vias de grande movimento de veículos o índice de poluentes é alto e a fumaça preta, que é resultado da queima incompleta do diesel, é uma das grandes vilãs entre os componentes despejados na atmosfera diariamente, piorando a qualidade do ar, principalmente durante o inverno, e trazendo prejuízos à saúde. Com o aumento da frota de carros nas metrópoles brasileiras, o controle desse tipo de emissão tornou-se mandatório.

Segundo dados da Cetesb, a emissão de poluentes automotores corresponde a 29% das 4.460 toneladas de material particulado pulverizado na atmosfera da Região Metropolitana de São Paulo por ano.

Serviço – ProAr:
Datas: 10/11 a 14/11 e 17/11 a 19/11/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do Estádio Bruno Daniel – Vila América (Santo André).
Datas: 24/11 a 28/11 e 01/12 a 05/12/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida dos Estados, 8.000 – em frente ao Auto Shopping Global (Santo André).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...

Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

17/02/2021: Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

Formação oferecida pelo Semasa já está com inscrições abertas Santo André, 17 de fevereiro de 2021 – A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 Estados do Brasil, mas hoje em dia – por causa do desmatamento – restam apenas 12% da floresta que existia originalmente. Essa vegetação está mais próxima do que imaginamos. E pra falar um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e a importância da sua conversação, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço...

Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

08/02/2021: Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

Santo André, 8 de fevereiro de 2020 – O plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. A partir desta segunda-feira (8), o local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras. O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização...