29/10/2014 Assinado contrato para construção da nova ETA

Santo André, 14 de outubro de 2014 – A Prefeitura de Santo André e a Caixa Econômica Federal assinaram na tarde de hoje (14/10) o contrato de financiamento para a construção da nova Estação de Tratamento de Água do município. Assinaram o documento a prefeita em exercício, Oswana Famelli, e, pela Caixa Econômica Federal para o ABC, o superintendente regional Everaldo Coelho da Silva. O investimento na nova ETA é de R$ 80 milhões, financiados pela Caixa, com contrapartida de cerca de R$ 9 milhões do município. A cerimônia contou com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, do superintendente do Semasa Sebastião Ney Vaz Jr., e dos representantes da Caixa, Gilnei Peroni, gerente regional de Governos para o ABC, e Rafael Fernandes Rosa, gerente de filial de Desenvolvimento de Governos do ABC, além de diretores e assistentes dos departamentos Administrativo-Financeiro, Planejamento e Obras e Manutenção e Operação do Semasa.

A licitação para realização das obras de construção da nova ETA está em andamento e abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas será feita na próxima sexta-feira (17/10), na sede da autarquia.

“Além do reforço no sistema de abastecimento de Santo André, esta obra trará segurança hídrica à cidade e para futuros empreendimento aqui” disse Gilberto Magalhães Occhi, ministro das Cidades

Aumento na produção de água – A nova ETA de Santo André será construída no bairro Recreio da Borda do Campo, na região da represa Billings. Com ela, a cidade aumentará sua produção própria de água dos atuais 6% para 25% da demanda. “Este contrato de financiamento é importantíssimo porque vai trazer à Santo André uma diminuição de dependência da Sabesp, disse o superintendente Sebastião Ney Vaz Jr..

Juntas, a nova estação e a ETA Guarará, já em operação pelo Semasa, produzirão 500 l/s de água. De cada quatro moradores, um vai consumir água captada, tratada e distribuída pela própria cidade.

O Semasa já possui a outorga junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia de São Paulo) para a captação do volume final. O novo equipamento integrará a rede de abastecimento da cidade, permitindo menor dependência junto ao órgão estadual na compra de água. Quando estiver funcionando, a nova ETA produzirá 350 l/s.
A população estimada que será beneficiada diretamente pelo empreendimento é de 150.000 pessoas dos bairros Parque Miami, Jardim Irene, Jardim Santo André, Vila Suiça, Vila Luzita, Jardim do Estádio, entre outros.

Além da estação, o projeto contempla também a construção e implantação de 6.388 m de adutora de água bruta, 8.295 m de adutora de água tratada e um reservatório com capacidade de armazenamento de 2.000 m³.

Nível do Sistema Rio Grande – Importante lembrar que hoje (14/10/14) o Sistema Rio Grande (represa Billings) está com 73,7% de sua capacidade de armazenamento, tendo em vista que a água da represa vem sendo utilizada pela Sabesp para abastecer parte de São Paulo, antes atendidos pelo Sistema Cantareira.

novaeta

Clique na foto para assistir ao vídeo com a maquete eletrônica da noa ETA

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...