29/10/2014 Assinado contrato para construção da nova ETA

Santo André, 14 de outubro de 2014 – A Prefeitura de Santo André e a Caixa Econômica Federal assinaram na tarde de hoje (14/10) o contrato de financiamento para a construção da nova Estação de Tratamento de Água do município. Assinaram o documento a prefeita em exercício, Oswana Famelli, e, pela Caixa Econômica Federal para o ABC, o superintendente regional Everaldo Coelho da Silva. O investimento na nova ETA é de R$ 80 milhões, financiados pela Caixa, com contrapartida de cerca de R$ 9 milhões do município. A cerimônia contou com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, do superintendente do Semasa Sebastião Ney Vaz Jr., e dos representantes da Caixa, Gilnei Peroni, gerente regional de Governos para o ABC, e Rafael Fernandes Rosa, gerente de filial de Desenvolvimento de Governos do ABC, além de diretores e assistentes dos departamentos Administrativo-Financeiro, Planejamento e Obras e Manutenção e Operação do Semasa.

A licitação para realização das obras de construção da nova ETA está em andamento e abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas será feita na próxima sexta-feira (17/10), na sede da autarquia.

“Além do reforço no sistema de abastecimento de Santo André, esta obra trará segurança hídrica à cidade e para futuros empreendimento aqui” disse Gilberto Magalhães Occhi, ministro das Cidades

Aumento na produção de água – A nova ETA de Santo André será construída no bairro Recreio da Borda do Campo, na região da represa Billings. Com ela, a cidade aumentará sua produção própria de água dos atuais 6% para 25% da demanda. “Este contrato de financiamento é importantíssimo porque vai trazer à Santo André uma diminuição de dependência da Sabesp, disse o superintendente Sebastião Ney Vaz Jr..

Juntas, a nova estação e a ETA Guarará, já em operação pelo Semasa, produzirão 500 l/s de água. De cada quatro moradores, um vai consumir água captada, tratada e distribuída pela própria cidade.

O Semasa já possui a outorga junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia de São Paulo) para a captação do volume final. O novo equipamento integrará a rede de abastecimento da cidade, permitindo menor dependência junto ao órgão estadual na compra de água. Quando estiver funcionando, a nova ETA produzirá 350 l/s.
A população estimada que será beneficiada diretamente pelo empreendimento é de 150.000 pessoas dos bairros Parque Miami, Jardim Irene, Jardim Santo André, Vila Suiça, Vila Luzita, Jardim do Estádio, entre outros.

Além da estação, o projeto contempla também a construção e implantação de 6.388 m de adutora de água bruta, 8.295 m de adutora de água tratada e um reservatório com capacidade de armazenamento de 2.000 m³.

Nível do Sistema Rio Grande – Importante lembrar que hoje (14/10/14) o Sistema Rio Grande (represa Billings) está com 73,7% de sua capacidade de armazenamento, tendo em vista que a água da represa vem sendo utilizada pela Sabesp para abastecer parte de São Paulo, antes atendidos pelo Sistema Cantareira.

novaeta

Clique na foto para assistir ao vídeo com a maquete eletrônica da noa ETA

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...