22/10/2014 Seminário debaterá serviços de saneamento

Santo André, 16 de outubro de 2014 – Promovido pela Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Regional São Paulo, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), de 10 a 12 de novembro acontecerá o 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental. O encontro pretende provocar um amplo debate entre gestores e estudiosos da área, discutindo assuntos em torno da temática central relacionada à “Segurança Hídrica e Gestão dos Serviços de Saneamento Básico em São Paulo”.

A programação inclui painéis, apresentações tecnológicas e feira de saneamento. Na ocasião, serão abordados assuntos de interesse dos municípios, como o sistema de gestão da qualidade, possibilidades de financiamentos, revisão de contratos, coleta seletiva nos municípios e os impactos da logística reversa de embalagens.

O presidente da Regional Assemae de São Paulo, Aparecido Hojaij, avalia o Seminário como um espaço para o fortalecimento da entidade diante da gestão pública dos serviços de saneamento. “Acreditamos que o evento será uma ótima oportunidade de diálogo entre gestores, estudiosos e profissionais do setor, além de favorecer o aperfeiçoamento dos processos gerenciais adotados em nossa região”, comentou.

“Com a realização do 8º Seminário aqui em Santo André, vejo uma oportunidade de enriquecer o debate de temas atuais sobre o saneamento básico no Brasil e, também muito importante, ajudar no fortalecimento do setor, já que, em nível nacional, a Assemae é a entidade que representa os municípios nesta área”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr.

Programação – No dia 10, o primeiro painel discutirá o tema geral do evento, com a participação de gestores de autarquias, entidades municipalistas e organizações ambientais, além de representantes da classe industrial e jurídica. Na sequência, o debate prosseguirá destacando a interdependência entre os entes federados na prestação dos serviços de água e esgoto, conforme Lei nº 11.445/07.

Já na manhã do dia 11, o público poderá sanar as dúvidas sobre as possibilidades de financiamento para o setor. Estão previamente confirmadas a presença de autoridades do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério das Cidades, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.
Pela tarde, a programação segue focada na revisão de contratos de financiamento. Ainda na terça-feira, ocorrerá o quinto painel do evento, que fará uma análise do impasse sobre a implantação da logística reversa de resíduos nos municípios. No último dia de seminário (12/11), as discussões estarão relacionadas ao sistema de gestão da qualidade no saneamento básico.

Além dos painéis, o seminário também mostrará quatro apresentações tecnológicas. A ideia consiste em demonstrar as novas tecnologias adotadas nos processos de saneamento, com vistas à melhoria da gestão. Completando o evento, os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma feira de saneamento, que pretende ser um espaço para troca de informações sobre produtos e equipamentos.

Mais informações podem ser obtidas pelo email atendimento@assemae.org.br, ou através do telefone (61) 3325-7592. A programação completa e as inscrições está disponíveis no site da Associação em www.assemae.org.br.

Serviço
8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Data: 10 a 12 de novembro de 2014
Local: Teatro Municipal de Santo André (SP)
Endereço: Praça IV, Centenário, s/nº, Centro.

Baixe aqui o folder com a programação completa

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa realiza bate-papo virtual sobre soluções e caminhos para o turismo sustentável diante das mudanças climáticas

27/06/2022: Semasa realiza bate-papo virtual sobre soluções e caminhos para o turismo sustentável diante das mudanças climáticas

Transmissão ao vivo será pelo Youtube da autarquia na próxima terça-feira (28)   Santo André, 24 de junho de 2022 – A discussão sobre as mudanças climáticas, seus impactos aos ecossistemas e à saúde pública, bem como a análise das vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais é uma temática cada vez mais necessária ao planejamento público para as cidades. Neste sentido, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, realiza...

Fim de semana tem Arraiá no Parque do Pedroso e atividade de educação ambiental para crianças no Parque Ipiranguinha

23/06/2022: Fim de semana tem Arraiá no Parque do Pedroso e atividade de educação ambiental para crianças no Parque Ipiranguinha

Ações do Semasa integram a agenda em celebração ao Junho Verde   Santo André, 23 de junho de 2022 – Para agitar o próximo final de semana (dias 25 e 26/6), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove a primeira edição do Arraiá do Parque do Pedroso – no sábado e no domingo. Além disso, também no sábado, o Parque do Ipiranguinha recebe a atividade de educação ambiental para crianças “Vivenciando a nossa cidade”.  ...

Inscrições para o seminário ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’

22/06/2022: Inscrições para o seminário ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’

O seminário ‘Um olhar  integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’, realizado no dia 30 de junho, no anfiteatro Heleny Guariba,  discutirá a importância da inserção dos catadores de materiais recicláveis na gestão de resíduos sólidos, bem como políticas públicas para esses trabalhadores, a partir das necessidades observadas no mapeamento realizado pelo Semasa. Serão quatro mesas com profissionais de diversos setores, como gestores públicos, técnicos, instituições acadêmicas, cooperativas, organizações sociais e o setor empresarial. Saiba mais e inscreva-se em...

Semasa oferece minicurso gratuito sobre fotografia e educação ambiental

22/06/2022: Semasa oferece minicurso gratuito sobre fotografia e educação ambiental

  Atividade inédita é totalmente gratuita e com direito a certificado   Santo André, 22 de junho de 2022 – Como parte das atividades do Junho Verde, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, e a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) oferecem o minicurso inédito e gratuito sobre ‘Fotografia e suas aplicações à Educação Ambiental’. As inscrições acontecem até o dia 28 de junho.  ...