02/10/2014 Semasa realiza diagnóstico com comerciantes para a destinação correta de óleo e gorduras alimentícias

Santo André, 02 de outubro de 2014 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Departamento de Resíduos Sólidos, iniciou o diagnóstico da geração de resíduos de óleo e gorduras residuais de uso alimentício, gerados nos estabelecimentos comerciais de Santo André.

De acordo com o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edi Ferreira dos Santos, o diagnóstico deve ser concluído em dezembro, e será realizado pela Consultoria Ambitri. “Estes dados nos permitirão trabalhar ações de controle e orientação dos comerciantes para a correta destinação destes resíduos. A empresa contratada está percorrendo, desde a metade de setembro, os principais centros comerciais da cidade, e levantando dados de geração e descarte deste tipo de resíduo junto aos bares, lanchonetes, restaurantes e similares”, explica o diretor.

Dados ambientais – Quando descartado de forma incorreta, óleos e gorduras contribuem para a contaminação da água e do solo, além de estimular o aumento do número de vetores no ambiente urbano.

De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que no Estado de São Paulo são adquiridos cerca de 9,186 kg de óleos e gorduras per capita ao ano. Isto equivale a um consumo mensal aproximado de 538 toneladas de óleo de cozinha no município de Santo André.

O que muitos não sabem é que muitas vezes esses resíduos são descartados de forma incorreta, geralmente jogados em pias e tubulações. Essas práticas, além de ambientalmente inadequadas, ocasionam problemas de entupimento das redes de esgoto. Em média, são realizadas diariamente 18 desobstruções, das quais 55% estão diretamente ligadas ao descarte incorreto de óleos e gorduras.

Hoje, Santo André já conta com uma rede de pontos para entrega voluntária de óleo de cozinha, por meio das 17 Estações de Coleta do Semasa e também nas Escolas Públicas Municipais. Os endereços e os horários de funcionamento destes ecopontos podem ser conferidos aqui.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...