02/10/2014 Semasa realiza diagnóstico com comerciantes para a destinação correta de óleo e gorduras alimentícias

Santo André, 02 de outubro de 2014 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Departamento de Resíduos Sólidos, iniciou o diagnóstico da geração de resíduos de óleo e gorduras residuais de uso alimentício, gerados nos estabelecimentos comerciais de Santo André.

De acordo com o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edi Ferreira dos Santos, o diagnóstico deve ser concluído em dezembro, e será realizado pela Consultoria Ambitri. “Estes dados nos permitirão trabalhar ações de controle e orientação dos comerciantes para a correta destinação destes resíduos. A empresa contratada está percorrendo, desde a metade de setembro, os principais centros comerciais da cidade, e levantando dados de geração e descarte deste tipo de resíduo junto aos bares, lanchonetes, restaurantes e similares”, explica o diretor.

Dados ambientais – Quando descartado de forma incorreta, óleos e gorduras contribuem para a contaminação da água e do solo, além de estimular o aumento do número de vetores no ambiente urbano.

De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que no Estado de São Paulo são adquiridos cerca de 9,186 kg de óleos e gorduras per capita ao ano. Isto equivale a um consumo mensal aproximado de 538 toneladas de óleo de cozinha no município de Santo André.

O que muitos não sabem é que muitas vezes esses resíduos são descartados de forma incorreta, geralmente jogados em pias e tubulações. Essas práticas, além de ambientalmente inadequadas, ocasionam problemas de entupimento das redes de esgoto. Em média, são realizadas diariamente 18 desobstruções, das quais 55% estão diretamente ligadas ao descarte incorreto de óleos e gorduras.

Hoje, Santo André já conta com uma rede de pontos para entrega voluntária de óleo de cozinha, por meio das 17 Estações de Coleta do Semasa e também nas Escolas Públicas Municipais. Os endereços e os horários de funcionamento destes ecopontos podem ser conferidos aqui.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

25/03/2024: Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

Entidades representantes de povos e comunidades tradicionais poderão se inscrever para vagas no Comugesan Santo André, 25 de março de 2024 – O Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (Comugesan) está com inscrições abertas para eleição complementar de vagas remanescentes destinadas exclusivamente a entidades da sociedade civil representantes de povos e comunidades tradicionais de Santo André. A eleição acontece no dia 21 de maio e os interessados podem se inscrever até 20 de abril. Os...

Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

22/03/2024: Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas Santo André, 22 de março de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Erasmo Assunção. Os resíduos foram colocados na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para passar por obras de reforma. Desde...

Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

22/03/2024: Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

Locais descumpriram a legislação vigente e já haviam sido autuados pela fiscalização ambiental Santo André, 22 de março de 2023 – Dando continuidade às ações para garantir o sossego público e o combate à poluição sonora, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a interdição de dois bares nesta sexta-feira (22) por infrações relacionadas à emissão de ruído excessivo. Ambos os locais promoviam eventos com música ao vivo, especialmente no período noturno, e apresentavam recorrência...

Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

22/03/2024: Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Programa andreense que troca recicláveis por hortifrúti foi finalista na categoria “Cidade Sustentável” Santo André, 21 de março de 2024 – O programa Moeda Verde mais uma vez obteve reconhecimento nacional por ser uma iniciativa que contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Nesta quinta-feira (21), a ação andreense foi uma das três finalistas do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior evento de tecnologia do mundo, o Smart City Expo World Congress,...