02/10/2014 Semasa realiza diagnóstico com comerciantes para a destinação correta de óleo e gorduras alimentícias

Santo André, 02 de outubro de 2014 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Departamento de Resíduos Sólidos, iniciou o diagnóstico da geração de resíduos de óleo e gorduras residuais de uso alimentício, gerados nos estabelecimentos comerciais de Santo André.

De acordo com o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edi Ferreira dos Santos, o diagnóstico deve ser concluído em dezembro, e será realizado pela Consultoria Ambitri. “Estes dados nos permitirão trabalhar ações de controle e orientação dos comerciantes para a correta destinação destes resíduos. A empresa contratada está percorrendo, desde a metade de setembro, os principais centros comerciais da cidade, e levantando dados de geração e descarte deste tipo de resíduo junto aos bares, lanchonetes, restaurantes e similares”, explica o diretor.

Dados ambientais – Quando descartado de forma incorreta, óleos e gorduras contribuem para a contaminação da água e do solo, além de estimular o aumento do número de vetores no ambiente urbano.

De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que no Estado de São Paulo são adquiridos cerca de 9,186 kg de óleos e gorduras per capita ao ano. Isto equivale a um consumo mensal aproximado de 538 toneladas de óleo de cozinha no município de Santo André.

O que muitos não sabem é que muitas vezes esses resíduos são descartados de forma incorreta, geralmente jogados em pias e tubulações. Essas práticas, além de ambientalmente inadequadas, ocasionam problemas de entupimento das redes de esgoto. Em média, são realizadas diariamente 18 desobstruções, das quais 55% estão diretamente ligadas ao descarte incorreto de óleos e gorduras.

Hoje, Santo André já conta com uma rede de pontos para entrega voluntária de óleo de cozinha, por meio das 17 Estações de Coleta do Semasa e também nas Escolas Públicas Municipais. Os endereços e os horários de funcionamento destes ecopontos podem ser conferidos aqui.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...