14/07/2014 Semasa encerra sétima turma do curso de educação ambiental para a melhor idade

Resgate ambiental histórico mostrou aos participantes a transformação da paisagem urbana

 

Santo André, 14 de julho de 2014 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de seu Departamento de Gestão Ambiental, encerrou com um arraial ambiental a sétima turma do curso de educação ambiental para a idosos.

 

Essa turma, composta por participantes do Grupo de Reciprocidade do Parque Novo Oratório, e que integram o Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André), teve início em março e contou com 13 encontros.

 

A gerente de educação e mobilização ambiental da autarquia, Eriane Justo Luiz Savóia, explica que o programa abordou conteúdo teórico e prático que permitiu o resgate ambiental histórico, demonstrando aos participantes a forma como o meio ambiente se transformou ao longo dos anos. “O grupo teve a oportunidade de conhecer os equipamentos de educação ambiental do município e de participar de dinâmicas e de palestras informativas.  A principal finalidade é compartilhar, informar e sensibilizar o idoso quanto os conceitos socioambientais relevantes na comunidade.”

 

O programa – O curso de educação ambiental para a melhor idade teve início em 2010, e até o momento o Semasa já capacitou sete grupos do Crisa e um grupo da Faculdade da Terceira Idade da Fundação Santo André.

 

O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Inclusão e Assistência Social e com a Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Museu de Santo André. Este último é responsável por fornecer imagens de seu acervo, possibilitando que os grupos possam perceber as transformações nas paisagens de suas comunidades.

 

Podem participar do projeto pessoas acima de 60 anos que estejam inseridas em algum grupo organizado, como ONGs, instituições assistenciais, faculdades e no próprio Crisa.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...

Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

07/10/2021: Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

Plantio faz parte das ações promovidas pelo trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera  Santo André, 7 de outubro de 2021 – Espaços que estavam ociosos em escolas estaduais e municipais de Santo André começaram a ganhar um destino nobre. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ações de agricultura urbana, beneficiando a comunidade escolar com a plantação de frutos, temperos, ervas aromáticas e hortaliças. A implantação de hortas é mais uma atividade do...

Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

06/10/2021: Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

Liberação foi realizada pelo Comitê da Bacia do Alto Tietê após compatibilização da legislação municipal Santo André, 6 de outubro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), voltará a licenciar atividades e empreendimentos nas áreas de manancial do município. Os pedidos serão feitos de forma digital pelo sistema Acto (https://santoandre.inmov.net.br/) a partir de 5 de novembro. Santo André interrompeu o licenciamento em áreas de APRM (Áreas...