25/06/2014 Bairros do setor Vila Vitória passam a receber água do sistema Rio Grande (Billings)

Santo André, 24 de junho de 2014 – Imóveis de Santo André abastecidos pelo Reservatório Vila Vitória passarão a receber água produzida pelo Sistema Rio Grande, captada na Represa Billings. A mudança é uma decisão da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tomada diante da atual crise hídrica e passa a vigorar na próxima sexta-feira, 27 de junho. Atualmente, o setor Vila Vitória, com aproximadamente 105,5 mil moradores, recebe água do Sistema Rio Claro, que fica em Biritiba Mirim.

Com a mudança, os moradores do setor podem sentir diferenças no odor e na cor da água. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) ressalta, porém, que a água entregue pelo Sistema Rio Grande atende a todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

O Sistema Rio Grande, hoje com mais de 93% da sua capacidade, já era responsável por abastecer 20% de Santo André. Com a mudança, passa a ser o fornecedor de água para 28% da cidade.

Por sua vez, o Sistema Rio Claro, antes responsável por abastecer 74% de Santo André, passa a ser o fornecedor para 66% da cidade. O Semasa tem ainda uma produção própria que garante água para 6% do município.

Com a atual crise hídrica, principalmente no Sistema Cantareira, que abastece quase metade da Região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp tem utilizado mais o Sistema Rio Claro para enviar água à zona leste da capital. Hoje, o Rio Claro é o sistema com melhor reservação da RMSP: 102%. Com a mudança em Santo André, a companhia estadual terá a liberação de mais água para locais antes abastecidos pelo Cantareira.

O setor abastecido pelo Reservatório Vila Vitória compreende os seguintes bairros: Vila Vitória, Vila Marina, Vila Junqueira, Jardim Aclimação, Jardim Santa Cristina, Las Vegas, Jardim Alvorada, Sítio dos Vianas, Jardim Irene, Vila Pires, Vila Luzita, Vila Marina e Jardim Primavera.

Mais informações pela Central de Atendimento do Semasa, através do telefone 115.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...