06/06/2014 Centro de Referência promove palestra sobre arborização e manejo de áreas verdes dia 9/6

Apresentação abre o ciclo de palestras ambientais que fazem parte da programação especial do Mês do Meio Ambiente

 

Santo André, 06 de maio de 2014 – O Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André inicia na próxima segunda-feira (9/6) o ciclo de palestras que faz parte da programação especial em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. Nos dias 9, 10 e 11, o espaço do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) trará convidados que debaterão algumas temáticas ambientais. A programação foi elaborada pelo Departamento de Gestão Ambiental da autarquia.

 

No primeiro dia, o Semasa recebe o professor e engenheiro agrônomo, membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Luiz Gustavo Ripani Ruiz Morales, que apresentará a palestra “GUIA – Gestão Urbana Integrada da Arborização”. Durante o encontro, serão abordadas as principais técnicas de manejo nas áreas verdes.

 

Resíduos sólidos – No dia 10/6 o Centro de Referência recebe a palestra “Programa de Coleta Seletiva de Santo André. 15 anos – balanço, desafios e perspectivas”, que abordará as diversas frentes de atuação na gestão do programa de coleta seletiva andreense.

 

Serão apresentados o histórico do programa e o estudo da caracterização gravimétrica de resíduos, que aponta um amplo panorama sobre o que é efetivamente descartado no lixo, além das perspectivas e oportunidades da Política Nacional de Resíduos Sólidos para catadores e para as cidades.

 

A última palestra do ciclo do Centro de Referência ocorre na quarta-feira (11/6). A apresentação abordará a temática sobre tecnologias para tratamento e disposição final de resíduos sólidos. As técnicas de aterro sanitário, mass burning e biodigestores serão algumas das discutidas.

 

Mês do Meio Ambiente – O Semasa e a Prefeitura prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

 

Estão previstas gincanas, brincadeiras, exposições, oficinas entre outros. A programação completa – que traz também as atividades preparadas pelo Parque Escola e pela Vila de Paranapiacaba – pode ser acessada no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

 

 

SERVIÇO

Mês do Meio Ambiente de Santo André

Palestra: “GUIA – Gestão Urbana Integrada da Arborização”

Data: 09/06/2014

Convidado: Prof. Eng. Agrônomo Luiz Gustavo Ripani Ruiz Morales

Local: Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André

Endereço: Avenida José Caballero, 143 – Vila Bastos – Santo André (no piso térreo do Prédio Sede do Semasa)

Horário: 18h30 às 21h30

Inscrições: www.semasa.sp.gov.br

Gratuito

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

23/11/2021: Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

Programa inovador que troca recicláveis por alimentos atende 18 comunidades carentes da cidade Santo André, 23 de novembro de 2021 – Faz quatro anos que o sonho de implementar um projeto que unisse sustentabilidade e segurança alimentar se tornou realidade. O Moeda Verde, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), cresceu e se consolidou. Hoje, são atendidas 18 comunidades, beneficiando, direta e indiretamente, 100 mil pessoas. “Essa...

Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

18/11/2021: Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

Autarquia realizará até dezembro oficinas de compostagem e visitas ao Aterro Sanitário Municipal e Parque do Pedroso Santo André, 18 de novembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está retomando gradativamente as atividades presenciais de educação ambiental. Frequentadores do Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) agora têm a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e visitas com temáticas ambientais e de sustentabilidade. Na próxima quinta-feira (25), das 9h às...

Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

16/11/2021: Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

Iniciativa vai realizar gerenciamento de resíduos de construção civil Santo André, 16 de novembro de 2021 – Em cumprimento ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil, Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), aderiu ao Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, gerenciado pela Cetesb. Agora, o município contará com mais uma ferramenta de controle da geração e destinação dos resíduos de construção de empreendimentos na...

Estudo de catadores subsidiará políticas públicas em Santo André

11/11/2021: Estudo de catadores subsidiará políticas públicas em Santo André

Semasa está desenvolvendo pesquisa para mapear o contingente de pessoas que recolhem e comercializam recicláveis no município Santo André, 11 de novembro de 2021 –  Santo André iniciou nesta quinta-feira (11) uma pesquisa de campo que visa mapear o contingente de pessoas que recolhem recicláveis pelas ruas do município e trabalham com a compra e venda desses materiais, a exemplo de profissionais que atuam em ferro velho. É uma iniciativa realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...