06/06/2014 Centro de Referência promove palestra sobre arborização e manejo de áreas verdes dia 9/6

Apresentação abre o ciclo de palestras ambientais que fazem parte da programação especial do Mês do Meio Ambiente

 

Santo André, 06 de maio de 2014 – O Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André inicia na próxima segunda-feira (9/6) o ciclo de palestras que faz parte da programação especial em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. Nos dias 9, 10 e 11, o espaço do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) trará convidados que debaterão algumas temáticas ambientais. A programação foi elaborada pelo Departamento de Gestão Ambiental da autarquia.

 

No primeiro dia, o Semasa recebe o professor e engenheiro agrônomo, membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Luiz Gustavo Ripani Ruiz Morales, que apresentará a palestra “GUIA – Gestão Urbana Integrada da Arborização”. Durante o encontro, serão abordadas as principais técnicas de manejo nas áreas verdes.

 

Resíduos sólidos – No dia 10/6 o Centro de Referência recebe a palestra “Programa de Coleta Seletiva de Santo André. 15 anos – balanço, desafios e perspectivas”, que abordará as diversas frentes de atuação na gestão do programa de coleta seletiva andreense.

 

Serão apresentados o histórico do programa e o estudo da caracterização gravimétrica de resíduos, que aponta um amplo panorama sobre o que é efetivamente descartado no lixo, além das perspectivas e oportunidades da Política Nacional de Resíduos Sólidos para catadores e para as cidades.

 

A última palestra do ciclo do Centro de Referência ocorre na quarta-feira (11/6). A apresentação abordará a temática sobre tecnologias para tratamento e disposição final de resíduos sólidos. As técnicas de aterro sanitário, mass burning e biodigestores serão algumas das discutidas.

 

Mês do Meio Ambiente – O Semasa e a Prefeitura prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

 

Estão previstas gincanas, brincadeiras, exposições, oficinas entre outros. A programação completa – que traz também as atividades preparadas pelo Parque Escola e pela Vila de Paranapiacaba – pode ser acessada no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

 

 

SERVIÇO

Mês do Meio Ambiente de Santo André

Palestra: “GUIA – Gestão Urbana Integrada da Arborização”

Data: 09/06/2014

Convidado: Prof. Eng. Agrônomo Luiz Gustavo Ripani Ruiz Morales

Local: Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André

Endereço: Avenida José Caballero, 143 – Vila Bastos – Santo André (no piso térreo do Prédio Sede do Semasa)

Horário: 18h30 às 21h30

Inscrições: www.semasa.sp.gov.br

Gratuito

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...