06/06/2014 Centro de Referência promove palestra sobre arborização e manejo de áreas verdes dia 9/6

Apresentação abre o ciclo de palestras ambientais que fazem parte da programação especial do Mês do Meio Ambiente

 

Santo André, 06 de maio de 2014 – O Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André inicia na próxima segunda-feira (9/6) o ciclo de palestras que faz parte da programação especial em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. Nos dias 9, 10 e 11, o espaço do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) trará convidados que debaterão algumas temáticas ambientais. A programação foi elaborada pelo Departamento de Gestão Ambiental da autarquia.

 

No primeiro dia, o Semasa recebe o professor e engenheiro agrônomo, membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Luiz Gustavo Ripani Ruiz Morales, que apresentará a palestra “GUIA – Gestão Urbana Integrada da Arborização”. Durante o encontro, serão abordadas as principais técnicas de manejo nas áreas verdes.

 

Resíduos sólidos – No dia 10/6 o Centro de Referência recebe a palestra “Programa de Coleta Seletiva de Santo André. 15 anos – balanço, desafios e perspectivas”, que abordará as diversas frentes de atuação na gestão do programa de coleta seletiva andreense.

 

Serão apresentados o histórico do programa e o estudo da caracterização gravimétrica de resíduos, que aponta um amplo panorama sobre o que é efetivamente descartado no lixo, além das perspectivas e oportunidades da Política Nacional de Resíduos Sólidos para catadores e para as cidades.

 

A última palestra do ciclo do Centro de Referência ocorre na quarta-feira (11/6). A apresentação abordará a temática sobre tecnologias para tratamento e disposição final de resíduos sólidos. As técnicas de aterro sanitário, mass burning e biodigestores serão algumas das discutidas.

 

Mês do Meio Ambiente – O Semasa e a Prefeitura prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

 

Estão previstas gincanas, brincadeiras, exposições, oficinas entre outros. A programação completa – que traz também as atividades preparadas pelo Parque Escola e pela Vila de Paranapiacaba – pode ser acessada no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

 

 

SERVIÇO

Mês do Meio Ambiente de Santo André

Palestra: “GUIA – Gestão Urbana Integrada da Arborização”

Data: 09/06/2014

Convidado: Prof. Eng. Agrônomo Luiz Gustavo Ripani Ruiz Morales

Local: Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André

Endereço: Avenida José Caballero, 143 – Vila Bastos – Santo André (no piso térreo do Prédio Sede do Semasa)

Horário: 18h30 às 21h30

Inscrições: www.semasa.sp.gov.br

Gratuito

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Chácara Baronesa é a 17ª comunidade a receber as trocas do programa Moeda Verde

28/07/2021: Chácara Baronesa é a 17ª comunidade a receber as trocas do programa Moeda Verde

Iniciativa andreense troca resíduos recicláveis por alimento em locais carentes Santo André, 28 de julho de 2021 – Moradores da comunidade Chácara Baronesa, no Jardim Las Vegas, começaram a participar das trocas do Moeda Verde nesta quarta-feira (28). No local, a estimativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é beneficiar 900 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. “Mais uma comunidade atendida, um projeto que vem para ajudar a todos os envolvidos, pensando sempre na...

Avenida Giovanni Battista Pirelli é interditada parcialmente no sentido Centro de Santo André

28/07/2021: Avenida Giovanni Battista Pirelli é interditada parcialmente no sentido Centro de Santo André

Duas pistas da via, na rotatória próximo ao Assaí Atacadista, estão bloqueadas para as obras de canalização do córrego Cassaquera Santo André, 27 de julho de 2021 – A pista da avenida Giovanni Battista Pirelli, no sentido Centro de Santo André, começou a receber as obras de canalização do córrego Cassaquera. Por causa das intervenções, o trecho da via na região da rotatória do Assaí Atacadista ficará parcialmente bloqueada até o fim de agosto. Inicialmente, neste local, os veículos...

Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

25/07/2021: Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

Ação em conjunto com a Polícia Militar e GCM também rendeu multa ao proprietário e apreensão dos equipamentos Santo André, 25 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, flagrou na madrugada deste domingo (25) um bar no Parque Miami, que realizava evento com música ao vivo e aglomeração de mais de 100 pessoas, todas sem máscara. A...

Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

22/07/2021: Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

Crime ambiental ocorreu no Recreio da Borda do Campo e o responsável também teve o veículo apreendido. GCM apoiou a ação  Santo André, 22 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na noite desta quarta-feira (21) um caminhão que realizava continuamente descartes de terra e entulho em uma área pública de preservação permanente no Recreio da Borda do Campo, que havia sido invadida no início...