28/05/2014 Semasa promove 1º Seminário sobre áreas de preservação permanente

Evento, que faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente, vai discutir procedimentos para licenciamento nas APPS Urbanas

 

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove, no dia 3 de junho, das 8h às 17h30, no Auditório Heleny Guariba, o 1º Seminário de APPs (Áreas de Preservação Permanente) Urbanas do Grande ABC. O objetivo é debater os procedimentos e entraves que envolvem os licenciamentos ambientais em APPs no meio urbano. Além das palestras programadas, haverá espaço para perguntas e debates.

 

O evento contará com profissionais e técnicos da área ambiental, reconhecidos em todo o Brasil, que realizarão palestras e também mediarão os debates. O último deles, que ocorrerá entre 16h e 17h, terá como mediador o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr..

 

Programação – A primeira palestra do dia será comandada pelo consultor jurídico na área ambiental e ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santa Catarina, Marcelo Buzaglo Dantas, que discorrerá sobre a aplicabilidade do novo Código Florestal Brasileiro (Lei Federal 12.651/2012) na realidade urbana.

 

Na sequência, a professora-doutora da FAU-USP  (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), Maria Lúcia Refinetti Martins, apresentará o tema “Elementos para pensar a questão ambiental urbana”, na qual fará um contraponto entre a preservação do meio ambiente e as questões voltadas à moradia e ocupação humana.

 

Após o almoço, o diretor do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, engenheiro Carlos Pedro Bastos, apresentará a experiência andreense no licenciamento ambiental e alguns exemplos de licenciamento em APPs na área urbana do município.

 

Na sequência, o assessor da Diretoria e Controle de Licenciamento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo), Antonio Luiz Lima de Queiroz, fará uma explanação sobre as dificuldades encontradas e os encaminhamentos  dados pelo órgão estadual em relação aos licenciamentos nestas áreas de proteção.

 

Na última apresentação do seminário, a presidente da Regional São Paulo da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) e secretária de Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, comentará sobre as experiências dos munícipios responsáveis por expedir licenças ambientais e a relação com as APPs urbanas.

 

Promovido pelo Semasa, o seminário conta com o com o apoio do LabHab (Laboratório de Habitação e Assentamento Humano) da FAU-USP, da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) da UFABC (Universidade Federal do ABC) e da Anamma. O Auditório Heleny Guariba fica no Paço Municipal de Santo André, ao lado do Teatro Municipal.

 

A programação completa poderá ser conhecida no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

 

Mês do Meio Ambiente – O Semasa e a Prefeitura prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

Estão previstas gincanas, brincadeiras, exposições, oficinas entre outros. A programação completa pode ser acessada no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...