28/05/2014 Semasa promove 1º Seminário sobre áreas de preservação permanente

Evento, que faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente, vai discutir procedimentos para licenciamento nas APPS Urbanas

 

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove, no dia 3 de junho, das 8h às 17h30, no Auditório Heleny Guariba, o 1º Seminário de APPs (Áreas de Preservação Permanente) Urbanas do Grande ABC. O objetivo é debater os procedimentos e entraves que envolvem os licenciamentos ambientais em APPs no meio urbano. Além das palestras programadas, haverá espaço para perguntas e debates.

 

O evento contará com profissionais e técnicos da área ambiental, reconhecidos em todo o Brasil, que realizarão palestras e também mediarão os debates. O último deles, que ocorrerá entre 16h e 17h, terá como mediador o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr..

 

Programação – A primeira palestra do dia será comandada pelo consultor jurídico na área ambiental e ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santa Catarina, Marcelo Buzaglo Dantas, que discorrerá sobre a aplicabilidade do novo Código Florestal Brasileiro (Lei Federal 12.651/2012) na realidade urbana.

 

Na sequência, a professora-doutora da FAU-USP  (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), Maria Lúcia Refinetti Martins, apresentará o tema “Elementos para pensar a questão ambiental urbana”, na qual fará um contraponto entre a preservação do meio ambiente e as questões voltadas à moradia e ocupação humana.

 

Após o almoço, o diretor do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, engenheiro Carlos Pedro Bastos, apresentará a experiência andreense no licenciamento ambiental e alguns exemplos de licenciamento em APPs na área urbana do município.

 

Na sequência, o assessor da Diretoria e Controle de Licenciamento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo), Antonio Luiz Lima de Queiroz, fará uma explanação sobre as dificuldades encontradas e os encaminhamentos  dados pelo órgão estadual em relação aos licenciamentos nestas áreas de proteção.

 

Na última apresentação do seminário, a presidente da Regional São Paulo da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) e secretária de Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, comentará sobre as experiências dos munícipios responsáveis por expedir licenças ambientais e a relação com as APPs urbanas.

 

Promovido pelo Semasa, o seminário conta com o com o apoio do LabHab (Laboratório de Habitação e Assentamento Humano) da FAU-USP, da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) da UFABC (Universidade Federal do ABC) e da Anamma. O Auditório Heleny Guariba fica no Paço Municipal de Santo André, ao lado do Teatro Municipal.

 

A programação completa poderá ser conhecida no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

 

Mês do Meio Ambiente – O Semasa e a Prefeitura prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

Estão previstas gincanas, brincadeiras, exposições, oficinas entre outros. A programação completa pode ser acessada no site do Semasa em www.semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...