24/05/2014 Ação integrada de saúde e saneamento movimenta moradores do Conjunto Ayrton Senna, no Alzira Franco, neste sábado (24/5)

Para intensificar o combate à dengue e conscientizar os moradores sobre disposição correta de resíduos sólidos e uso racional da água, a Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizam amanhã (24/5) ação educativa integrada de saúde e saneamento ambiental no Conjunto Habitacional Ayrton Senna, do bairro Alzira Franco.

 

A ação foi uma solicitação da associação dos moradores do conjunto, que enfrentam alguns problemas por conta do descarte de lixo irregular em uma área verde próxima.

 

O acúmulo de resíduos acaba ocasionando a proliferação de animais roedores e outros vetores, inclusive o do mosquito da dengue. A Prefeitura, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, fará orientação casa a casa sobre a proliferação da dengue, além de cuidados em caso de sintomas.

 

Economia de água – Cerca de 300 famílias do conjunto habitacional poderão participar das atividades no dia. Estão previstas minipalestras com a ETA (Estação de Tratamento de Água) Portátil do Semasa, que permitirá que os moradores possam compreender um pouco mais sobre todo o processo de tratamento da água.

 

Alinhado à nova fase da campanha de economia de água, no dia da ação, os munícipes receberão dicas de economia de água e orientações para melhor compreender as contas de saneamento.

 

Além disso, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) da autarquia promoverá atividades educativas para o público infantil, com a exibição de filmes, jogos e oficinas que abordarão a temática ambiental, com o objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre as questões de conservação dos recursos hídricos e preservação do ambiente.

 

Limpeza – A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos e da Gema orientarão a todos sobre como descartar o lixo de forma adequada, entregando folhetos e cartilhas aos moradores interessados.

 

Haverá também mutirão de limpeza, que pretende recolher resíduos dispostos em locais inadequados, varrição e capina de calçadas. O Departamento de Manutenção e Operação do Semasa já realizou a limpeza do escadão hidráulico, que fica localizado ao lado do conjunto. O equipamento é utilizado para escoar a água das chuvas e estava cheio de resíduos.

 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Santo André também estará presente apresentando os cuidados e procedimentos de segurança para o manuseio de gás de cozinha.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...