24/05/2014 Ação integrada de saúde e saneamento movimenta moradores do Conjunto Ayrton Senna, no Alzira Franco, neste sábado (24/5)

Para intensificar o combate à dengue e conscientizar os moradores sobre disposição correta de resíduos sólidos e uso racional da água, a Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizam amanhã (24/5) ação educativa integrada de saúde e saneamento ambiental no Conjunto Habitacional Ayrton Senna, do bairro Alzira Franco.

 

A ação foi uma solicitação da associação dos moradores do conjunto, que enfrentam alguns problemas por conta do descarte de lixo irregular em uma área verde próxima.

 

O acúmulo de resíduos acaba ocasionando a proliferação de animais roedores e outros vetores, inclusive o do mosquito da dengue. A Prefeitura, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, fará orientação casa a casa sobre a proliferação da dengue, além de cuidados em caso de sintomas.

 

Economia de água – Cerca de 300 famílias do conjunto habitacional poderão participar das atividades no dia. Estão previstas minipalestras com a ETA (Estação de Tratamento de Água) Portátil do Semasa, que permitirá que os moradores possam compreender um pouco mais sobre todo o processo de tratamento da água.

 

Alinhado à nova fase da campanha de economia de água, no dia da ação, os munícipes receberão dicas de economia de água e orientações para melhor compreender as contas de saneamento.

 

Além disso, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) da autarquia promoverá atividades educativas para o público infantil, com a exibição de filmes, jogos e oficinas que abordarão a temática ambiental, com o objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre as questões de conservação dos recursos hídricos e preservação do ambiente.

 

Limpeza – A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos e da Gema orientarão a todos sobre como descartar o lixo de forma adequada, entregando folhetos e cartilhas aos moradores interessados.

 

Haverá também mutirão de limpeza, que pretende recolher resíduos dispostos em locais inadequados, varrição e capina de calçadas. O Departamento de Manutenção e Operação do Semasa já realizou a limpeza do escadão hidráulico, que fica localizado ao lado do conjunto. O equipamento é utilizado para escoar a água das chuvas e estava cheio de resíduos.

 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Santo André também estará presente apresentando os cuidados e procedimentos de segurança para o manuseio de gás de cozinha.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Curso do Semasa aborda os benefícios que as plantas promovem para a saúde

12/05/2021: Curso do Semasa aborda os benefícios que as plantas promovem para a saúde

Santo André, 12 de maio de 2021 – Neste momento de pandemia, em que as pessoas passam mais tempo reclusas em casa, as plantas podem ser ótimas aliadas para proporcionar bem-estar. Para abordar os benefícios que esses seres vivos promovem à nossa saúde, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) irá promover neste mês o pocket curso on-line ‘Um jardim no apartamento: reconecte-se com a terra e a alquimia do cuidar...

CAF abre chamamento internacional para contratação de projetos executivos de obras antienchente em Santo André

11/05/2021: CAF abre chamamento internacional para contratação de projetos executivos de obras antienchente em Santo André

Banco internacional financiará estudos de canalização dos córregos Taióca e Maurício de Medeiros, além de outras intervenções; verba investida não precisará ser devolvida pelo município Santo André, 11 de maio de 2021 – A  CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) abriu chamamento internacional para a contratação de projetos executivos de obras de drenagem e controle de enchentes na região dos córregos Maurício de Medeiros (Jardim Irene), Taióca (próximo ao Parque Estadual da Chácara Baronesa, na divisa com São Bernardo do...

Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

10/05/2021: Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

Melhorias fazem parte do pacote de compensação ambiental que a área verde tem recebido Santo André, 10 de maio de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia este mês serviços e obras para implantação de wi-fi e câmeras de monitoramento no Parque Natural do Pedroso.Os novos serviços fazem parte do pacote de melhorias que a área verde tem recebido desde o ano passado, por meio de compensação ambiental, e integram o plano de...

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...