24/05/2014 Ação integrada de saúde e saneamento movimenta moradores do Conjunto Ayrton Senna, no Alzira Franco, neste sábado (24/5)

Para intensificar o combate à dengue e conscientizar os moradores sobre disposição correta de resíduos sólidos e uso racional da água, a Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizam amanhã (24/5) ação educativa integrada de saúde e saneamento ambiental no Conjunto Habitacional Ayrton Senna, do bairro Alzira Franco.

 

A ação foi uma solicitação da associação dos moradores do conjunto, que enfrentam alguns problemas por conta do descarte de lixo irregular em uma área verde próxima.

 

O acúmulo de resíduos acaba ocasionando a proliferação de animais roedores e outros vetores, inclusive o do mosquito da dengue. A Prefeitura, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, fará orientação casa a casa sobre a proliferação da dengue, além de cuidados em caso de sintomas.

 

Economia de água – Cerca de 300 famílias do conjunto habitacional poderão participar das atividades no dia. Estão previstas minipalestras com a ETA (Estação de Tratamento de Água) Portátil do Semasa, que permitirá que os moradores possam compreender um pouco mais sobre todo o processo de tratamento da água.

 

Alinhado à nova fase da campanha de economia de água, no dia da ação, os munícipes receberão dicas de economia de água e orientações para melhor compreender as contas de saneamento.

 

Além disso, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) da autarquia promoverá atividades educativas para o público infantil, com a exibição de filmes, jogos e oficinas que abordarão a temática ambiental, com o objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre as questões de conservação dos recursos hídricos e preservação do ambiente.

 

Limpeza – A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos e da Gema orientarão a todos sobre como descartar o lixo de forma adequada, entregando folhetos e cartilhas aos moradores interessados.

 

Haverá também mutirão de limpeza, que pretende recolher resíduos dispostos em locais inadequados, varrição e capina de calçadas. O Departamento de Manutenção e Operação do Semasa já realizou a limpeza do escadão hidráulico, que fica localizado ao lado do conjunto. O equipamento é utilizado para escoar a água das chuvas e estava cheio de resíduos.

 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Santo André também estará presente apresentando os cuidados e procedimentos de segurança para o manuseio de gás de cozinha.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...