24/05/2014 Ação integrada de saúde e saneamento movimenta moradores do Conjunto Ayrton Senna, no Alzira Franco, neste sábado (24/5)

Para intensificar o combate à dengue e conscientizar os moradores sobre disposição correta de resíduos sólidos e uso racional da água, a Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizam amanhã (24/5) ação educativa integrada de saúde e saneamento ambiental no Conjunto Habitacional Ayrton Senna, do bairro Alzira Franco.

 

A ação foi uma solicitação da associação dos moradores do conjunto, que enfrentam alguns problemas por conta do descarte de lixo irregular em uma área verde próxima.

 

O acúmulo de resíduos acaba ocasionando a proliferação de animais roedores e outros vetores, inclusive o do mosquito da dengue. A Prefeitura, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, fará orientação casa a casa sobre a proliferação da dengue, além de cuidados em caso de sintomas.

 

Economia de água – Cerca de 300 famílias do conjunto habitacional poderão participar das atividades no dia. Estão previstas minipalestras com a ETA (Estação de Tratamento de Água) Portátil do Semasa, que permitirá que os moradores possam compreender um pouco mais sobre todo o processo de tratamento da água.

 

Alinhado à nova fase da campanha de economia de água, no dia da ação, os munícipes receberão dicas de economia de água e orientações para melhor compreender as contas de saneamento.

 

Além disso, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) da autarquia promoverá atividades educativas para o público infantil, com a exibição de filmes, jogos e oficinas que abordarão a temática ambiental, com o objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre as questões de conservação dos recursos hídricos e preservação do ambiente.

 

Limpeza – A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos e da Gema orientarão a todos sobre como descartar o lixo de forma adequada, entregando folhetos e cartilhas aos moradores interessados.

 

Haverá também mutirão de limpeza, que pretende recolher resíduos dispostos em locais inadequados, varrição e capina de calçadas. O Departamento de Manutenção e Operação do Semasa já realizou a limpeza do escadão hidráulico, que fica localizado ao lado do conjunto. O equipamento é utilizado para escoar a água das chuvas e estava cheio de resíduos.

 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Santo André também estará presente apresentando os cuidados e procedimentos de segurança para o manuseio de gás de cozinha.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Coleta de resíduos porta a porta é o melhor serviço de Santo André, em pesquisa do Indsat

26/05/2022: Coleta de resíduos porta a porta é o melhor serviço de Santo André, em pesquisa do Indsat

  Levantamento aponta que 77% dos munícipes aprovam o serviço do Semasa   Santo André, 26 de maio de 2022 – Pesquisa recente divulgada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) mostrou que a coleta de resíduos de Santo André, realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), é o melhor serviço público da cidade, na avaliação dos moradores.   A coleta porta a porta recebeu um total de 749 pontos, entre os 16 serviços...

Semasa abre inscrições para projeto ‘Do Sólido ao Gasoso’, que vai estudar reutilização do biogás do Aterro Sanitário

25/05/2022: Semasa abre inscrições para projeto ‘Do Sólido ao Gasoso’, que vai estudar reutilização do biogás do Aterro Sanitário

  Iniciativa também vai permitir a elaboração de uma política ambiental para redução dos gases do efeito estufa provenientes da decomposição dos resíduos   Santo André, 25 de maio de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está com inscrições abertas para interessados em participar do projeto ‘Do Sólido ao Gasoso – Descobrindo as rotas finais dos resíduos sólidos urbanos’, que vai estudar a viabilidade de reaproveitamento do biogás gerado no Aterro Sanitário municipal....

Pioneiro na região do ABC, Programa de Coleta Seletiva de Santo André celebra 25 anos com avanços importantes

23/05/2022: Pioneiro na região do ABC, Programa de Coleta Seletiva de Santo André celebra 25 anos com avanços importantes

Mais de 200 mil toneladas de recicláveis foram reaproveitadas pelas indústrias e deixaram de ter como destino o Aterro Sanitário Municipal Santo André 23 de maio de 2022 – Foi em 1997, na Vila Pires, que Santo André começou o projeto piloto para implantar o Programa de Coleta Seletiva. O município tornou-se o primeiro da região do ABC a ter o serviço de coleta de resíduos secos porta a porta, permitindo que mais de 200 mil toneladas de metal,...

Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

16/05/2022: Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

Equipe do interior paulista deseja implantar iniciativa semelhante na cidade   Santo André, 13 de maio de 2022 – Moradores do Núcleo Pintassilva receberam nesta sexta-feira (13) a visita de representantes da prefeitura e da Câmara Municipal de São Carlos, cidade do interior de São Paulo, que vieram conhecer mais sobre o programa Moeda Verde.   A comitiva era formada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Wellington Fábio Cervini; por representante da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e...