10/04/2014 Semasa prepara campanha para ampliar ainda mais economia de água em Santo André

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a preparar a ampliação da sua campanha pela economia de água para reduzir ainda mais o consumo por morador da cidade. A medida é necessária para colaborar com as medidas que visam amenizar a crise hídrica pela qual passa a Região Metropolitana de São Paulo. Por enquanto, a Sabesp não vai reduzir a vazão de água para Santo André.

 

Atualmente, cada habitante de Santo André consome 200 litros de água ou até mais por dia e o ideal é que este volume caia para 150 litros. “O nosso consumo per capita é muito alto. Dá pra gente conseguir um número melhor”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, acrescentando que, para isso, o Semasa fará um revezamento na distribuição da água no Setor Paraíso sem provocar  intermitência para a casa das pessoas.

 

Ney explicou que, desde novembro, quando o Semasa iniciou sua campanha pelo uso racional de água, Santo André como um todo reduziu o consumo em 80 litros de água por segundo. A meta, segundo ele, é diminuir este consumo em 300 litros de água por segundo.

 

Para fazer essa economia, Ney adiantou que o Semasa vai controlar um pouco mais a saída de água dos reservatórios do Setor Paraíso, que é servido pelo Sistema Rio Grande. “A Sabesp manda todo dia para este setor cerca de 400 litros de água por segundo. Não precisamos de tudo isso durante todo o dia”, disse.

 

O superintende explicou que os reservatórios (caixas de água do Semasa) do Setor Paraíso vão trabalhar com níveis mais baixos de reservação. “Pela manhã terá água, de noite terá água e, durante o dia (quando o consumo é menor), vamos dar uma segurada (no envio de água para as casas)”, disse o superintendente.

 

Ney lembra que, em Santo André, 36.562 residências (22% das casas) conseguiram reduzir o seu consumo em mais de 20% em março e tiveram desconto de 30% no valor da conta de água. Ao todo, porém, 86.006 fizeram alguma economia, ou mais de 50% das casas da cidade. “Se mais de 36 mil conseguiram o desconto, dá para economizar mais”, disse.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...