10/04/2014 Semasa prepara campanha para ampliar ainda mais economia de água em Santo André

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a preparar a ampliação da sua campanha pela economia de água para reduzir ainda mais o consumo por morador da cidade. A medida é necessária para colaborar com as medidas que visam amenizar a crise hídrica pela qual passa a Região Metropolitana de São Paulo. Por enquanto, a Sabesp não vai reduzir a vazão de água para Santo André.

 

Atualmente, cada habitante de Santo André consome 200 litros de água ou até mais por dia e o ideal é que este volume caia para 150 litros. “O nosso consumo per capita é muito alto. Dá pra gente conseguir um número melhor”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, acrescentando que, para isso, o Semasa fará um revezamento na distribuição da água no Setor Paraíso sem provocar  intermitência para a casa das pessoas.

 

Ney explicou que, desde novembro, quando o Semasa iniciou sua campanha pelo uso racional de água, Santo André como um todo reduziu o consumo em 80 litros de água por segundo. A meta, segundo ele, é diminuir este consumo em 300 litros de água por segundo.

 

Para fazer essa economia, Ney adiantou que o Semasa vai controlar um pouco mais a saída de água dos reservatórios do Setor Paraíso, que é servido pelo Sistema Rio Grande. “A Sabesp manda todo dia para este setor cerca de 400 litros de água por segundo. Não precisamos de tudo isso durante todo o dia”, disse.

 

O superintende explicou que os reservatórios (caixas de água do Semasa) do Setor Paraíso vão trabalhar com níveis mais baixos de reservação. “Pela manhã terá água, de noite terá água e, durante o dia (quando o consumo é menor), vamos dar uma segurada (no envio de água para as casas)”, disse o superintendente.

 

Ney lembra que, em Santo André, 36.562 residências (22% das casas) conseguiram reduzir o seu consumo em mais de 20% em março e tiveram desconto de 30% no valor da conta de água. Ao todo, porém, 86.006 fizeram alguma economia, ou mais de 50% das casas da cidade. “Se mais de 36 mil conseguiram o desconto, dá para economizar mais”, disse.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....