14/03/2014 Semasa coíbe descarte irregular e diminui pontos viciados de acúmulo

                                                        Número de locais reduziu 19% em um ano

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de sua Diretoria de Resíduos Sólidos (DRS), vem reforçando o combate aos pontos de descarte irregular de resíduos no município. De janeiro de 2013 a janeiro deste ano, a autarquia reduziu em 19% o número de pontos viciados, que recebiam todo o tipo de lixo. No começo do ano passado eram 136 locais mapeados na cidade. Em 2014, o número caiu para 110.

Três destes 26 pontos eliminados geravam juntos 61 toneladas de resíduos recolhidos por mês. No ponto da avenida João Pessoa (Jd. Utinga), na divisa com São Paulo, por exemplo, o Semasa recolhia 32 toneladas de lixo mensalmente. Já na rua Caminho dos Vianas (Jd. Irene) o montante chegava a 24 toneladas. Na Estrada do Montanhão, localizada dentro do Parque Natural do Pedroso, uma área de conservação ambiental, a autarquia recolhia 5 toneladas de resíduos por mês.

Os pontos de descarte irregular de lixo são locais em que moradores, catadores e até mesmo empresas ou munícipes de outras cidades acabam colocando entulho, móveis velhos, madeira entre outros.  Esta prática é crime ambiental passível de multa e detenção, quando identificado o infrator. O valor da infração pode chegar a 10.000 FMPs (Fator Monetário Padrão – R$ 29.800,00).A população pode e deve denunciar o descarte irregular ao Semasa, por meio do número 115, da Central de Atendimento.

A autarquia, além de mapear estes pontos e realizar um cronograma de limpeza periódica, estabeleceu desde o segundo semestre de 2013 um indicador específico para esta problemática. Desta forma, o departamento é capaz de medir a eficiência dos serviços nestes locais e trabalhar com metas para a eliminação completa dos problemas.

Adotamos algumas medidas simples, como construir pequenos morros com terra adubada e, em parceira com o DEPAV (Departamento de Parques e Áreas Verdes) da Prefeitura de Santo André, plantamos algumas árvores. Além disso, o Departamento de Gestão Ambiental do Semasa ampliou o trabalho das equipes de fiscalização e nós (do DRS) estamos orientando aos moradores do entorno sobre o correto descarte dos resíduos”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Edi Ferreira dos Santos. O Semasa também instalou mais de 50 placas de ‘proibido jogar lixo’ em pontos da cidade.

Ecopontos – As Estações de Coleta, ou Ecopontos, do Semasa, são a melhor alternativa do morador de Santo André para o descarte deste tipo de material encontrado nos pontos viciados. Os moradores podem depositar nos Ecopontos, gratuitamente, até 1m³ de resíduos, o equivalente a 10 sacos de lixo de 100 litros. Caso o morador gere mais que isso, ele deve contratar uma empresa de caçamba.  Hoje, a cidade conta com 16 Ecopontos. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site do Semasa, em www.semasa.sp.gov.br.

 

Obra Limpa – Paralelamente a estas ações, o Semasa deu início à Operação Obra Limpa, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do ABC, que visa combater o descarte irregular de resíduos de construção civil e demolição  (RCD). “Em dezembro enviamos ofício para todos os transportadores de entulho. Agora, com as visitas, será finalizado o diagnóstico de quantas e quais empresas operam na cidade”, diz Santos, sobre a segunda fase do programa, iniciada em fevereiro.

A relação das primeiras empresas aprovadas está disponível no site da autarquia e também do Consórcio. Estas companhias possuem um selo de identificação que facilita a fiscalização ambiental e também permite que a população identifique quais prestadoras de serviço de caçamba fazem parte da Operação Obra Limpa.

 

“Os munícipes também devem fazer a parte deles, contratando apenas empresas que possuam o selo do programa. Dessa forma o morador evita transtornos e não corre o risco de ser responsabilizado, caso o transportador de entulho não destine adequadamente os resíduos gerados”, salienta o diretor.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...

Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

05/05/2021: Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

Iniciativa abordará quais são as alternativas de tecnologias ambientais sustentáveis diante do esgotamento de recursos naturais Santo André, 5 de maio de 2021 – Para discutir mais sobre os caminhos e a relação entre a tecnologia e o meio ambiente, a Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece em maio o minicurso on-line ‘Tecnologia e Meio Ambiente: uma relação possível?’. A formação faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes e integra também...

Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

30/04/2021: Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

Abertura de processos, juntada de documentos e até atendimento via chat serão pelo sistema Acto Santo André, 29 de maio de 2021 – Os serviços de licenciamento ambiental realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passam a ser oferecidos de forma totalmente digital a partir desta quarta-feira (5). A novidade foi possibilitada pelo Sistema Acto, já usado pela Prefeitura de Santo André nos documentos emitidos pelo Departamento de Controle Urbano, como alvarás. Neste primeiro momento,...

Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

26/04/2021: Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

Outras 5.149 espécies serão plantadas em espaços da cidade até o ano que vem Santo André, 26 de abril de 2021 – A Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) seguem trabalhando continuamente para ampliar as iniciativas de sustentabilidade na cidade e uma das ações neste sentido é o plantio de novas árvores – tanto em calçadas e praças quanto nos parques. Até o final de 2022, Santo André terá recebido...