10/03/2014 Semasa alerta população para cuidados na hora de descartar material cortante

Folhetos informativos estão sendo entregues pelos coletores de lixo nos bairros de maior incidência

 

Santo André, 10 de março de 2014 – O descarte de materiais cortantes, como vidros, louças e até seringas, envolve muito mais cuidado do que parte da população acaba adotando. Por conta da falta de atenção, muitas vezes os coletores de lixo se machucam durante o trabalho. Em Santo André, os dados revelam que um coletor se acidenta por dia ao executar o trabalho de coleta de lixo doméstico.

 

Para melhorar esta situação e garantir condições mais favoráveis aos trabalhadores, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está investindo na distribuição de folhetos informativos à população. O material alerta para a problemática e dá dicas de como proceder para evitar estes acidentes.

 

Por exemplo, na hora de descartar materiais cortantes procure envolvê-los em papel, como jornais e revistas antigos e já destinados ao descarte. Se possível, faça o embrulho com papelão ou coloque-o dentro de caixas, evitando o contato dos coletores com os materiais.

 

Para o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos, Edi Ferreira dos Santos, a ação da autarquia propõe medidas simples para garantir a segurança destes trabalhadores tão essenciais para o município. “A atitude dos moradores com relação a estes procedimentos faz toda a diferença. São pequenos cuidados que não demandam muito tempo e permitem a continuidade dos serviços com mais qualidade, uma vez que não precisamos ausentar o coletor por conta de acidentes, além de garantir a qualidade de vida dos trabalhadores”, explica.

 

Dados alarmantes – De acordo com uma pesquisa realizada pelo doutor e perito do Ministério Público do Trabalho do Mato Grosso do Sul, Luiz Carlos Alves da Luz, a realidade dos acidentes de trabalho provocada por materiais cortantes em condições inadequadas de armazenamento é alarmante e extrapola os números de Santo André. Em sua pesquisa para a tese de doutorado, o perito constatou que nos municípios de Campo Grande (MS) e Penápolis (SP) o índice de acidentes por material perfuro cortante com coletores chegava a 76%, sendo 7% dos casos provocados por agulhas.

 

Em entrevista para a edição do segundo semestre do ano passado da revista Senac Ambiental, o especialista afirma ainda que 65% das enfermidades e dores relatadas pelos trabalhadores destas cidades, utilizados na pesquisa, se referiam a micoses, larvas e ao famoso bicho geográfico.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...