07/03/2014 Orientação sobre economia de água chega às escolas

Programa Reágua tem reformas, mas também muitas ações de educação ambiental

 

Começa na próxima segunda-feira (10/03) a etapa de sensibilização do Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua) em Santo André. Implantado nas escolas municipais pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o Reágua tem como objetivo evitar o desperdício de água nas unidades de ensino. Para isso, além da educação ambiental envolvendo alunos e professores, também serão realizadas reformas e manutenções em equipamentos hidráulicos das escolas. Ao todo, cerca de 30 mil alunos de 44 escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental (Emeifs) e 29 creches serão beneficiados, além de pelo menos 200 professores.

 

A etapa de sensibilização terá 18 meses e contará com visitas monitoradas dos estudantes à Estação de Tratamento de Água (ETA) Guarará e ao Parque do Pedroso. Eles também terão palestras, assistirão ao Cinema Ambiental e participarão de jogos educativos, entre outros.

 

Também a partir de março, cerca de 200 professores poderão participar de um curso de formação. O objetivo é que eles sejam multiplicadores das informações sobre uso racional da água na comunidade escolar.

 

Em fevereiro, as escolas já tiveram atividades do Reágua, com a apresentação do esquete teatral  “Cid, o robô do futuro de Santo André” e a atividade “A Gotinha Feliz X A Gotinha Triste”. Cerca de 10 mil crianças participaram. O esquete leva às escolas o robô Cid, que vem do futuro, onde há falta de água, e pede às crianças que economizem e expliquem a seus pais a importância de não desperdiçar água. Já a atividade envolvendo “As Gotinhas” é interativa. Usando cartões com imagens de diversos usos de água, as crianças ajudam a equipe do Semasa a dizer quando há economia e quando há desperdício.

 

O contrato com o Reágua foi assinado pelo prefeito Carlos Grana, o superintendente do Semasa Sebastião Ney Vaz Júnior e o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.

 

Durante 2013, técnicos do Semasa fizeram um diagnóstico nas escolas para analisar todos os equipamentos hidráulicos com o objetivo de verificar o consumo médio, detectar vazamentos e contabilizar os que necessitam de troca ou manutenção. Até fevereiro, o Semasa iniciou o trabalho em 11 das 68 unidades escolares que precisarão de intervenções.

 

Os recursos para o convênio são da ordem de R$ 1,5 milhão e provenientes de empréstimos entre o Banco Mundial e o Estado. Os investimentos iniciais, porém, serão do Semasa.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...