07/03/2014 Orientação sobre economia de água chega às escolas

Programa Reágua tem reformas, mas também muitas ações de educação ambiental

 

Começa na próxima segunda-feira (10/03) a etapa de sensibilização do Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas (Reágua) em Santo André. Implantado nas escolas municipais pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o Reágua tem como objetivo evitar o desperdício de água nas unidades de ensino. Para isso, além da educação ambiental envolvendo alunos e professores, também serão realizadas reformas e manutenções em equipamentos hidráulicos das escolas. Ao todo, cerca de 30 mil alunos de 44 escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental (Emeifs) e 29 creches serão beneficiados, além de pelo menos 200 professores.

 

A etapa de sensibilização terá 18 meses e contará com visitas monitoradas dos estudantes à Estação de Tratamento de Água (ETA) Guarará e ao Parque do Pedroso. Eles também terão palestras, assistirão ao Cinema Ambiental e participarão de jogos educativos, entre outros.

 

Também a partir de março, cerca de 200 professores poderão participar de um curso de formação. O objetivo é que eles sejam multiplicadores das informações sobre uso racional da água na comunidade escolar.

 

Em fevereiro, as escolas já tiveram atividades do Reágua, com a apresentação do esquete teatral  “Cid, o robô do futuro de Santo André” e a atividade “A Gotinha Feliz X A Gotinha Triste”. Cerca de 10 mil crianças participaram. O esquete leva às escolas o robô Cid, que vem do futuro, onde há falta de água, e pede às crianças que economizem e expliquem a seus pais a importância de não desperdiçar água. Já a atividade envolvendo “As Gotinhas” é interativa. Usando cartões com imagens de diversos usos de água, as crianças ajudam a equipe do Semasa a dizer quando há economia e quando há desperdício.

 

O contrato com o Reágua foi assinado pelo prefeito Carlos Grana, o superintendente do Semasa Sebastião Ney Vaz Júnior e o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.

 

Durante 2013, técnicos do Semasa fizeram um diagnóstico nas escolas para analisar todos os equipamentos hidráulicos com o objetivo de verificar o consumo médio, detectar vazamentos e contabilizar os que necessitam de troca ou manutenção. Até fevereiro, o Semasa iniciou o trabalho em 11 das 68 unidades escolares que precisarão de intervenções.

 

Os recursos para o convênio são da ordem de R$ 1,5 milhão e provenientes de empréstimos entre o Banco Mundial e o Estado. Os investimentos iniciais, porém, serão do Semasa.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...