26/02/2014 Delegação chilena visita Aterro Sanitário de Santo André

Grupo veio buscar informações para implantar coleta seletiva na cidade de Dalcahue

 

Uma delegação de gestores municipais e vereadores da cidade, ou comuna, de Dalcahue, no Chile, visitou a sede do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e o Aterro Sanitário Municipal na última segunda-feira, dia 24, para conhecer a forma como o município faz a gestão de seus resíduos sólidos e a reciclagem do lixo.

 O grupo, que também visitou São Paulo e Guarujá, veio ao Brasil para buscar informações e trocar experiências sobre questões ambientais e destinação do lixo, já que a municipalidade de Dalcahue, que tem 13,2 mil habitantes, pretende implantar a reciclagem nos próximos anos.

O administrador municipal Pablo Andre Lemus Peña, que exerce em Dalcahue função semelhante à de um vice-prefeito no Brasil, contou que a cidade produz 10 mil toneladas de lixo por ano e planeja, além da reciclagem, implantar um novo aterro sanitário.

Recebida pelo superintende do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, a delegação primeiro assistiu a uma apresentação sobre as atribuições da autarquia. Depois, seguiu para o aterro, no bairro Cidade São Jorge, acompanhada pelo coordenador de coleta seletiva da autarquia, Robson Moreno, e pela fiscal de resíduos sólidos Vilma Lúcia da Rosa. Lá, o grupo também foi recebido pelo gerente de tratamento e disposição final de resíduos sólidos do Semasa, Eudes Farina Gandolpho.

Além da área já encerrada do aterro, a delegação chilena conheceu a parte da ampliação de 12 mil m², que será aberta em breve. Também pode conhecer os trabalhos de incineração de lixo infectante, de reaproveitamento de madeira e os galpões de reciclagem, onde acompanhou a separação feita pelos membros das cooperativas.

Pablo disse que a visita ao Aterro de Santo André foi muito importante para ajudar Dalcahue no seu desafio de implantar a reciclagem e criar um novo espaço para destinar o lixo. “Temos um aterro há 20 anos, mas sua vida útil é de apenas dois anos. E temos três anos para fazer essas mudanças, que é o tempo na nossa gestão em Dalcahue”, contou.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...