07/02/2014 Santo André inicia a segunda etapa da Operação Obra Limpa

Empresas que ainda não se cadastraram receberão visitas dos fiscais do Semasa

 

Com o objetivo de combater o descarte irregular de resíduos de construção civil e demolição (RCD) na cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia neste mês a segunda etapa do  programa Operação Obra Limpa.

 

A ação é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do ABC, em parceria com todas as prefeituras da região, e pretende combater este crime ambiental por meio da colaboração das empresas de caçamba e também dos moradores das sete cidades.

 

A primeira etapa ocorreu em dezembro do ano passado.Nesta segunda fase, serão realizadas visitas aos estabelecimentos que trabalham com entulho, para serem orientados quanto à adequação à Operação Obra Limpa. “Em dezembro enviamos ofício para todos os transportadores de entulho. Agora, com as visitas, será finalizado o diagnóstico de quantas e quais empresas operam na cidade”, explica o diretor de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos.

 

Empresas já possuem selo de identificação do programa – A relação das primeiras empresas cadastradas está disponível no site da autarquia e também do Consórcio. Estas companhias possuem um selo de identificação que facilita na fiscalização ambiental e também permite que a população identifique quais prestadoras de serviço de caçamba fazem parte da Operação Obra Limpa.

 

“Os munícipes também devem fazer a parte deles, contratando apenas empresas que possuam o selo do programa. Dessa forma o morador evita transtornos e não corre o risco de ser responsabilizado, caso o transportador de entulho não destine adequadamente os resíduos gerados”, salienta o diretor.

 

Para obter o selo – Para obterem o selo da Operação Obra Limpa, as empresas cadastradas pela Prefeitura de Santo André no CMC (Cadastro Municipal de Contribuinte) devem fazer a solicitação pela Central de Atendimento 115 do Semasa. Após a abertura do pedido, o atendimento da área será realizado em 15 dias úteis.

 

As empresas que não possuírem cadastro junto à Prefeitura deverão regularizar-se antes de solicitar o selo. Em Santo André, 95 empresas encontram-se cadastradas no CMC.

As empresas que forem aprovadas e receberem o selo estarão listadas no site do Semasa. Para ter acesso, o link éhttp://www2.semasa.sp.gov.br/node/339.

 

Ecopontos – Em Santo André, a população pode encaminhar até 1m³ de resíduos de pequenas construções para as Estações de Coleta da cidade. O volume equivale a 10 sacos de 100 litros. Os horários e endereços dos 16 ecopontos podem ser consultados no site do Semasa.

 

Para a destinação de volumes superiores, os munícipes devem contratar empresas de caçamba.

 

Vale lembrar que o descarte irregular de resíduos, seja por parte da população ou por parte das empresas, é crime ambiental passível de multa e detenção. O valor da infração pode chegar a 10.000 FMPs (Fator Monetário Padrão – cerca de R$ 28.173,00).

 

A população pode e deve denunciar o descarte irregular ao Semasa, por meio do número 08004848115, da Central de Atendimento.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa realiza bate-papo virtual sobre soluções e caminhos para o turismo sustentável diante das mudanças climáticas

27/06/2022: Semasa realiza bate-papo virtual sobre soluções e caminhos para o turismo sustentável diante das mudanças climáticas

Transmissão ao vivo será pelo Youtube da autarquia na próxima terça-feira (28)   Santo André, 24 de junho de 2022 – A discussão sobre as mudanças climáticas, seus impactos aos ecossistemas e à saúde pública, bem como a análise das vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais é uma temática cada vez mais necessária ao planejamento público para as cidades. Neste sentido, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, realiza...

Fim de semana tem Arraiá no Parque do Pedroso e atividade de educação ambiental para crianças no Parque Ipiranguinha

23/06/2022: Fim de semana tem Arraiá no Parque do Pedroso e atividade de educação ambiental para crianças no Parque Ipiranguinha

Ações do Semasa integram a agenda em celebração ao Junho Verde   Santo André, 23 de junho de 2022 – Para agitar o próximo final de semana (dias 25 e 26/6), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove a primeira edição do Arraiá do Parque do Pedroso – no sábado e no domingo. Além disso, também no sábado, o Parque do Ipiranguinha recebe a atividade de educação ambiental para crianças “Vivenciando a nossa cidade”.  ...

Inscrições para o seminário ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’

22/06/2022: Inscrições para o seminário ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’

O seminário ‘Um olhar  integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’, realizado no dia 30 de junho, no anfiteatro Heleny Guariba,  discutirá a importância da inserção dos catadores de materiais recicláveis na gestão de resíduos sólidos, bem como políticas públicas para esses trabalhadores, a partir das necessidades observadas no mapeamento realizado pelo Semasa. Serão quatro mesas com profissionais de diversos setores, como gestores públicos, técnicos, instituições acadêmicas, cooperativas, organizações sociais e o setor empresarial. Saiba mais e inscreva-se em...

Semasa oferece minicurso gratuito sobre fotografia e educação ambiental

22/06/2022: Semasa oferece minicurso gratuito sobre fotografia e educação ambiental

  Atividade inédita é totalmente gratuita e com direito a certificado   Santo André, 22 de junho de 2022 – Como parte das atividades do Junho Verde, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, e a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) oferecem o minicurso inédito e gratuito sobre ‘Fotografia e suas aplicações à Educação Ambiental’. As inscrições acontecem até o dia 28 de junho.  ...