07/02/2014 Santo André inicia a segunda etapa da Operação Obra Limpa

Empresas que ainda não se cadastraram receberão visitas dos fiscais do Semasa

 

Com o objetivo de combater o descarte irregular de resíduos de construção civil e demolição (RCD) na cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia neste mês a segunda etapa do  programa Operação Obra Limpa.

 

A ação é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do ABC, em parceria com todas as prefeituras da região, e pretende combater este crime ambiental por meio da colaboração das empresas de caçamba e também dos moradores das sete cidades.

 

A primeira etapa ocorreu em dezembro do ano passado.Nesta segunda fase, serão realizadas visitas aos estabelecimentos que trabalham com entulho, para serem orientados quanto à adequação à Operação Obra Limpa. “Em dezembro enviamos ofício para todos os transportadores de entulho. Agora, com as visitas, será finalizado o diagnóstico de quantas e quais empresas operam na cidade”, explica o diretor de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos.

 

Empresas já possuem selo de identificação do programa – A relação das primeiras empresas cadastradas está disponível no site da autarquia e também do Consórcio. Estas companhias possuem um selo de identificação que facilita na fiscalização ambiental e também permite que a população identifique quais prestadoras de serviço de caçamba fazem parte da Operação Obra Limpa.

 

“Os munícipes também devem fazer a parte deles, contratando apenas empresas que possuam o selo do programa. Dessa forma o morador evita transtornos e não corre o risco de ser responsabilizado, caso o transportador de entulho não destine adequadamente os resíduos gerados”, salienta o diretor.

 

Para obter o selo – Para obterem o selo da Operação Obra Limpa, as empresas cadastradas pela Prefeitura de Santo André no CMC (Cadastro Municipal de Contribuinte) devem fazer a solicitação pela Central de Atendimento 115 do Semasa. Após a abertura do pedido, o atendimento da área será realizado em 15 dias úteis.

 

As empresas que não possuírem cadastro junto à Prefeitura deverão regularizar-se antes de solicitar o selo. Em Santo André, 95 empresas encontram-se cadastradas no CMC.

As empresas que forem aprovadas e receberem o selo estarão listadas no site do Semasa. Para ter acesso, o link éhttp://www2.semasa.sp.gov.br/node/339.

 

Ecopontos – Em Santo André, a população pode encaminhar até 1m³ de resíduos de pequenas construções para as Estações de Coleta da cidade. O volume equivale a 10 sacos de 100 litros. Os horários e endereços dos 16 ecopontos podem ser consultados no site do Semasa.

 

Para a destinação de volumes superiores, os munícipes devem contratar empresas de caçamba.

 

Vale lembrar que o descarte irregular de resíduos, seja por parte da população ou por parte das empresas, é crime ambiental passível de multa e detenção. O valor da infração pode chegar a 10.000 FMPs (Fator Monetário Padrão – cerca de R$ 28.173,00).

 

A população pode e deve denunciar o descarte irregular ao Semasa, por meio do número 08004848115, da Central de Atendimento.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moradores de Santo André poderão descartar gesso na Estação de Coleta Antonina

05/08/2021: Moradores de Santo André poderão descartar gesso na Estação de Coleta Antonina

Resíduo será encaminhado à empresa parceira para destinação e reaproveitamento ambientalmente correto Santo André, 5 de agosto de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a receber nesta sexta-feira (6/8), na Estação de Coleta Antonina, resíduos de gesso descartados pela população andreense. Cada morador poderá levar até 1m³ de gesso, ou o equivalente a dez sacos de lixo de 100 litros. A iniciativa vai funcionar em caráter experimental por 30 dias, mas a...

Semasa realiza curso gratuito sobre Mata Atlântica

05/08/2021: Semasa realiza curso gratuito sobre Mata Atlântica

Interessados podem se inscrever até o dia 12 de agosto Santo André, 4 de agosto de 2021 – Começa no próximo dia 13 mais um minicurso online, promovido pela Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), sobre a Mata Atlântica. Interessados em participar da atividade podem realizar a inscrição pelo site www.semasa.sp.gov.br/minicursos até o dia 12. O pocket curso ‘Mata Atlântica: encantos, desafios e oportunidades’ trará informações sobre este bioma que compreende 12% do território do...

Mais de 50 edifícios de Santo André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

03/08/2021: Mais de 50 edifícios de Santo André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

Projeto do Semasa tem o objetivo de ampliar a coleta seletiva Santo André, 3 de agosto de 2021 – O projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), já está presente em mais de 50 edifícios residenciais de Santo André. A iniciativa da autarquia visa ampliar o volume de resíduos destinados à Coleta Seletiva e, com isso, aumentar a reciclagem e a vida útil do Aterro Sanitário Municipal. Lançando em junho, o...

Semasa autua sete bares no final de semana por problemas de barulho

02/08/2021: Semasa autua sete bares no final de semana por problemas de barulho

Ações contaram com apoio da Polícia Militar e das GCMs de Santo André e São Bernardo Santo André, 2 de agosto de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) segue vistoriando os bares e casas noturnas da cidade para coibir problemas relacionados a ruído acima do limite permitido. No último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 30 e 31/7 e 1º/8), os agentes da autarquia autuaram sete...