30/01/2014 COMUNICADO DO SEMASA

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) informa que, devido às altas temperaturas, elevado consumo de água e ausência de chuvas, o nível dos mananciais dos sistemas de abastecimento que atendem Santo André está comprometido.

A cidade é abastecida por três sistemas, sendo que 94% da água são comprados da Sabesp, cuja captação é feita no Rio Claro e no Rio Grande. Já a produção própria do Semasa é de 6%, na ETA Guarará. Como o Sistema Metropolitano de Água da Sabesp é integrado, Santo André pode também ser atendido pelo Sistema Alto Tietê e Cantareira, este último o mais comprometido pela falta de chuvas.

O volume de água produzido, principalmente no período diurno, não está sendo suficiente para atender o município de Santo André, gerando a falta d´água.

De acordo com informação do site da Sabesp de hoje (30/01/2014), o nível de armazenamento do Alto Tietê está em 45% e o Cantareira em 22,4%.

Santo André tem 22 centros de reservação (caixas d´água), o que é suficiente para abastecimento local. Porém, para que estes níveis se mantenham satisfatórios é preciso que a água chegue em volume suficiente para atender a cidade.

Assim, o Semasa reitera a necessidade de economia de água e pede o apoio da população para a adoção de hábitos simples como banhos curtos, consertar vazamentos rapidamente e não lavar calçadas e carros com mangueira.

É importante salientar que é dever de uma empresa de saneamento alertar para a necessidade de economia em qualquer período do ano, sobretudo no verão. Quando veiculamos uma campanha, estamos falando com toda a cidade, com aqueles que estão sem falta d´água, mas principalmente com aqueles que têm água e não praticam a economia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moradores de Santo André poderão descartar gesso na Estação de Coleta Antonina

05/08/2021: Moradores de Santo André poderão descartar gesso na Estação de Coleta Antonina

Resíduo será encaminhado à empresa parceira para destinação e reaproveitamento ambientalmente correto Santo André, 5 de agosto de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a receber nesta sexta-feira (6/8), na Estação de Coleta Antonina, resíduos de gesso descartados pela população andreense. Cada morador poderá levar até 1m³ de gesso, ou o equivalente a dez sacos de lixo de 100 litros. A iniciativa vai funcionar em caráter experimental por 30 dias, mas a...

Semasa realiza curso gratuito sobre Mata Atlântica

05/08/2021: Semasa realiza curso gratuito sobre Mata Atlântica

Interessados podem se inscrever até o dia 12 de agosto Santo André, 4 de agosto de 2021 – Começa no próximo dia 13 mais um minicurso online, promovido pela Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), sobre a Mata Atlântica. Interessados em participar da atividade podem realizar a inscrição pelo site www.semasa.sp.gov.br/minicursos até o dia 12. O pocket curso ‘Mata Atlântica: encantos, desafios e oportunidades’ trará informações sobre este bioma que compreende 12% do território do...

Mais de 50 edifícios de Santo André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

03/08/2021: Mais de 50 edifícios de Santo André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

Projeto do Semasa tem o objetivo de ampliar a coleta seletiva Santo André, 3 de agosto de 2021 – O projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), já está presente em mais de 50 edifícios residenciais de Santo André. A iniciativa da autarquia visa ampliar o volume de resíduos destinados à Coleta Seletiva e, com isso, aumentar a reciclagem e a vida útil do Aterro Sanitário Municipal. Lançando em junho, o...

Semasa autua sete bares no final de semana por problemas de barulho

02/08/2021: Semasa autua sete bares no final de semana por problemas de barulho

Ações contaram com apoio da Polícia Militar e das GCMs de Santo André e São Bernardo Santo André, 2 de agosto de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) segue vistoriando os bares e casas noturnas da cidade para coibir problemas relacionados a ruído acima do limite permitido. No último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 30 e 31/7 e 1º/8), os agentes da autarquia autuaram sete...