30/01/2014 COMUNICADO DO SEMASA

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) informa que, devido às altas temperaturas, elevado consumo de água e ausência de chuvas, o nível dos mananciais dos sistemas de abastecimento que atendem Santo André está comprometido.

A cidade é abastecida por três sistemas, sendo que 94% da água são comprados da Sabesp, cuja captação é feita no Rio Claro e no Rio Grande. Já a produção própria do Semasa é de 6%, na ETA Guarará. Como o Sistema Metropolitano de Água da Sabesp é integrado, Santo André pode também ser atendido pelo Sistema Alto Tietê e Cantareira, este último o mais comprometido pela falta de chuvas.

O volume de água produzido, principalmente no período diurno, não está sendo suficiente para atender o município de Santo André, gerando a falta d´água.

De acordo com informação do site da Sabesp de hoje (30/01/2014), o nível de armazenamento do Alto Tietê está em 45% e o Cantareira em 22,4%.

Santo André tem 22 centros de reservação (caixas d´água), o que é suficiente para abastecimento local. Porém, para que estes níveis se mantenham satisfatórios é preciso que a água chegue em volume suficiente para atender a cidade.

Assim, o Semasa reitera a necessidade de economia de água e pede o apoio da população para a adoção de hábitos simples como banhos curtos, consertar vazamentos rapidamente e não lavar calçadas e carros com mangueira.

É importante salientar que é dever de uma empresa de saneamento alertar para a necessidade de economia em qualquer período do ano, sobretudo no verão. Quando veiculamos uma campanha, estamos falando com toda a cidade, com aqueles que estão sem falta d´água, mas principalmente com aqueles que têm água e não praticam a economia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...