30/01/2014 COMUNICADO DO SEMASA

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) informa que, devido às altas temperaturas, elevado consumo de água e ausência de chuvas, o nível dos mananciais dos sistemas de abastecimento que atendem Santo André está comprometido.

A cidade é abastecida por três sistemas, sendo que 94% da água são comprados da Sabesp, cuja captação é feita no Rio Claro e no Rio Grande. Já a produção própria do Semasa é de 6%, na ETA Guarará. Como o Sistema Metropolitano de Água da Sabesp é integrado, Santo André pode também ser atendido pelo Sistema Alto Tietê e Cantareira, este último o mais comprometido pela falta de chuvas.

O volume de água produzido, principalmente no período diurno, não está sendo suficiente para atender o município de Santo André, gerando a falta d´água.

De acordo com informação do site da Sabesp de hoje (30/01/2014), o nível de armazenamento do Alto Tietê está em 45% e o Cantareira em 22,4%.

Santo André tem 22 centros de reservação (caixas d´água), o que é suficiente para abastecimento local. Porém, para que estes níveis se mantenham satisfatórios é preciso que a água chegue em volume suficiente para atender a cidade.

Assim, o Semasa reitera a necessidade de economia de água e pede o apoio da população para a adoção de hábitos simples como banhos curtos, consertar vazamentos rapidamente e não lavar calçadas e carros com mangueira.

É importante salientar que é dever de uma empresa de saneamento alertar para a necessidade de economia em qualquer período do ano, sobretudo no verão. Quando veiculamos uma campanha, estamos falando com toda a cidade, com aqueles que estão sem falta d´água, mas principalmente com aqueles que têm água e não praticam a economia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

23/11/2021: Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

Programa inovador que troca recicláveis por alimentos atende 18 comunidades carentes da cidade Santo André, 23 de novembro de 2021 – Faz quatro anos que o sonho de implementar um projeto que unisse sustentabilidade e segurança alimentar se tornou realidade. O Moeda Verde, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), cresceu e se consolidou. Hoje, são atendidas 18 comunidades, beneficiando, direta e indiretamente, 100 mil pessoas. “Essa...

Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

18/11/2021: Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

Autarquia realizará até dezembro oficinas de compostagem e visitas ao Aterro Sanitário Municipal e Parque do Pedroso Santo André, 18 de novembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está retomando gradativamente as atividades presenciais de educação ambiental. Frequentadores do Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) agora têm a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e visitas com temáticas ambientais e de sustentabilidade. Na próxima quinta-feira (25), das 9h às...

Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

16/11/2021: Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

Iniciativa vai realizar gerenciamento de resíduos de construção civil Santo André, 16 de novembro de 2021 – Em cumprimento ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil, Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), aderiu ao Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, gerenciado pela Cetesb. Agora, o município contará com mais uma ferramenta de controle da geração e destinação dos resíduos de construção de empreendimentos na...

Estudo de catadores subsidiará políticas públicas em Santo André

11/11/2021: Estudo de catadores subsidiará políticas públicas em Santo André

Semasa está desenvolvendo pesquisa para mapear o contingente de pessoas que recolhem e comercializam recicláveis no município Santo André, 11 de novembro de 2021 –  Santo André iniciou nesta quinta-feira (11) uma pesquisa de campo que visa mapear o contingente de pessoas que recolhem recicláveis pelas ruas do município e trabalham com a compra e venda desses materiais, a exemplo de profissionais que atuam em ferro velho. É uma iniciativa realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...