03/01/2014 Vítima de cheia pode fazer solicitação única de desconto na conta de água e isenção de IPTU

Medida estabelecida por Semasa e Prefeitura facilita a vida de quem sofreu com uma inundação no imóvel

Vítimas de inundações em Santo André, que tiverem imóveis invadidos por águas pluviais, poderão fazer um só requerimento para pedir o desconto na conta de água e a isenção ou devolução do IPTU, ambos previstos pela legislação municipal.

O Semasa e a Secretaria Municipal de Finanças firmaram uma parceria que facilita a vida daqueles que, por conta das fortes chuvas, já sofrem com os danos provocados por uma enchente. As duas solicitações, que antes deviam ser feitas separadamente e em locais diferentes, agora podem ser realizadas em um só requerimento, em um Posto de Atendimento do Semasa ou na Praça de Atendimento da Prefeitura. Esta medida atende a uma solicitação de moradores de áreas suscetíveis às inundações.

Para fazer o pedido, o munícipe deverá preencher um formulário com nome, endereço, RG, CPF e se é dono, inquilino ou procurador do proprietário do imóvel. Também deverá anotar o número fiscal da quadra e o número de cadastro no Semasa. No documento, o requerente vai indicar se está solicitando um dos benefícios ou os dois, especificando a data que o imóvel foi invadido pelas águas.

Para ter direito ao desconto na conta de água, o pedido deve ser feito dentro do prazo de 90 dias a partir da data da enchente. O desconto é feito na conta seguinte. Já o prazo para solicitar a isenção ou devolução do IPTU é menor – 60 dias a partir da data da cheia – e o requerente deve indicar uma conta bancária para o depósito do valor. O montante a ser isento ou devolvido é o referente ao do ano em exercício.

É importante lembrar que o atendimento das solicitações do munícipe não é automático e caberá à análise do processo feita pelo Semasa e pela Prefeitura.

O desconto na cobrança pelo consumo de água em imóveis atingidos por inundações foi estabelecido em Santo André pelas leis municipais 9.038/2008 e 9.304/2011. E as leis municipais 7.157/1994, 7.396/1996 e 9.111/2008, mais o Decreto 15.956/2009, estabeleceram a isenção na cobrança do IPTU em caso de cheia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...