03/01/2014 Vítima de cheia pode fazer solicitação única de desconto na conta de água e isenção de IPTU

Medida estabelecida por Semasa e Prefeitura facilita a vida de quem sofreu com uma inundação no imóvel

Vítimas de inundações em Santo André, que tiverem imóveis invadidos por águas pluviais, poderão fazer um só requerimento para pedir o desconto na conta de água e a isenção ou devolução do IPTU, ambos previstos pela legislação municipal.

O Semasa e a Secretaria Municipal de Finanças firmaram uma parceria que facilita a vida daqueles que, por conta das fortes chuvas, já sofrem com os danos provocados por uma enchente. As duas solicitações, que antes deviam ser feitas separadamente e em locais diferentes, agora podem ser realizadas em um só requerimento, em um Posto de Atendimento do Semasa ou na Praça de Atendimento da Prefeitura. Esta medida atende a uma solicitação de moradores de áreas suscetíveis às inundações.

Para fazer o pedido, o munícipe deverá preencher um formulário com nome, endereço, RG, CPF e se é dono, inquilino ou procurador do proprietário do imóvel. Também deverá anotar o número fiscal da quadra e o número de cadastro no Semasa. No documento, o requerente vai indicar se está solicitando um dos benefícios ou os dois, especificando a data que o imóvel foi invadido pelas águas.

Para ter direito ao desconto na conta de água, o pedido deve ser feito dentro do prazo de 90 dias a partir da data da enchente. O desconto é feito na conta seguinte. Já o prazo para solicitar a isenção ou devolução do IPTU é menor – 60 dias a partir da data da cheia – e o requerente deve indicar uma conta bancária para o depósito do valor. O montante a ser isento ou devolvido é o referente ao do ano em exercício.

É importante lembrar que o atendimento das solicitações do munícipe não é automático e caberá à análise do processo feita pelo Semasa e pela Prefeitura.

O desconto na cobrança pelo consumo de água em imóveis atingidos por inundações foi estabelecido em Santo André pelas leis municipais 9.038/2008 e 9.304/2011. E as leis municipais 7.157/1994, 7.396/1996 e 9.111/2008, mais o Decreto 15.956/2009, estabeleceram a isenção na cobrança do IPTU em caso de cheia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

25/01/2022: Aviso | Atendimento pelo WhatsApp do Semasa

Informamos que o WhatsApp do Semasa encontra-se inativo devido a problemas técnicos. Enquanto trabalhamos para normalizar o atendimento via aplicativo, os munícipes que precisarem solicitar algum serviço podem ligar para a Central de Atendimento da autarquia (0800 4848 115 ou 4433-9300) de segunda a sexta-feira – das 9h às 16h, abrir OS (Ordem de Serviço) no site (http://www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/) ou ainda mandar mensagem para a ferramenta Fale Conosco...

Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

21/01/2022: Semasa emite mais de 400 documentos de licenciamento ambiental

Desde maio de 2021, novos processos são abertos de forma digital Santo André, 21 de janeiro de 2022 – O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da gestão ambiental que possui grande importância para o desenvolvimento sustentável das cidades.  Em 2021, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) emitiu mais de 400 documentos relacionados ao licenciamento ambiental, um saldo positivo, especialmente em um período marcado ainda pela pandemia e lenta recuperação econômica. Entre os documentos e processos que...

Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

17/01/2022: Semasa abre seleção de projetos ambientais para organizações da sociedade civil e poder público

Autarquia vai oferecer curso com orientações para elaboração de Projetos Socioambientais para subsidiar entidades interessadas Santo André, 17 de janeiro de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento de Santo André), abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para selecionar projetos ambientais de proponentes de organizações da sociedade civil e do poder público para aplicação em Santo André. Para esta seleção, as propostas deverão ser...

Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

15/01/2022: Prefeitura e Semasa interditam casa noturna na rua Carijós

Durante show, integrantes utilizaram artigos pirotécnicos no palco; Corpo de Bombeiros foi acionado durante a madrugada Santo André, 15 de janeiro de 2022 – A casa noturna Labirinto Lounge Bar, localizada na rua Carijós, foi interditada pelas equipes do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na manhã deste sábado (15). O local realizava uma festa com música ao vivo e, no palco...